Site icon infromoz.com

A Moldávia disse quem pode fornecer gás à Transnístria

O fornecimento de gás para a Transnístria só pode ser realizado pela empresa “Moldovagaz”, e seu agente pode ser a empresa SA Energocom.

A RBK-Ucrânia foi informada sobre isso pelo Ministério da Energia da Moldávia em resposta a um pedido de comentário sobre a possibilidade de fornecimento de gás para a Transnístria através da empresa Natural Gaz.

p>

“Somente a JSC Moldovagaz pode fornecer gás natural para a região da Transnístria da República da Moldávia com base em um contrato de fornecimento de gás natural estabelecido pela SAP Gazprom”, dizem os comentários.

Tal Os fornecimentos podem ocorrer no corredor Transbalcânico através da Ucrânia, e sua viabilidade foi confirmada no final do ano passado.

“Em 31 de dezembro, as empresas Moldovagaz e SA Energocom realizaram uma compra teste de gás natural na Bulgária , na plataforma Balkan Gas Hub. A quantidade de gás fornecida foi de 240 MW, que foi enviada pelo Corredor Transbalcânico através da Bulgária, Romênia e Ucrânia até o ponto de junção de Keushen, na fronteira com a Moldávia. Desta forma, foi demonstrada a funcionalidade desta rota para o fornecimento de gás, especialmente para a Margem Esquerda”, informou o Ministério da Energia da Moldávia.

O Ministério da Energia da Moldávia não forneceu quaisquer comentários específicos sobre o Natural Os planos de Gaz para fornecer gás da Transnístria. Atualmente, este fornecimento é relatado pelo Serviço de Segurança do país.

Como o RBC-Ucrânia relatou anteriormente, Moscou e Tiraspol não estão a discutir a possibilidade de fornecer gás à Transnístria não através do “Turkish Stream”, que parecia a principal opção depois que a Ucrânia interrompeu o trânsito de gás russo e então o comprou no mercado spot europeu por meio de uma empresa intermediária. O intermediário em tais entregas pode não ser a “Moldovagaz”, mas a Natural Gaz D.C.

Exit mobile version