A Verkhovna Rada aprovou o projeto de lei nº 12076 sobre emendas à Lei “Sobre Serviço Militar e Serviço”. A decisão foi tomada em uma reunião em 9 de janeiro.
RBK-Ucrânia relata isso com referências ao deputado Yaroslav Zheleznyak no Telegram.
De acordo com seus dados, 298 deputados apoiaram esta decisão.
p>
“Uma alteração importante foi feita aqui: as voluntárias são aceitas no uniforme militar dos recrutas a seu pedido antes do treinamento básico”, disse o parlamentar.
De acordo com o projeto de lei, esse treinamento para mulheres é voluntário, bem como uniforme militar para eles.
O documento também afirma que a partir de 2025, o serviço militar será cancelado e o treinamento militar básico será obrigatório. Vale ressaltar que esse tipo de serviço será obrigatório para pessoas que forem obrigadas a servir por motivos de saúde.
O treinamento básico começa em 1º de setembro de 2025 e ocorrerá:
- para estudantes de instituições de ensino superior – nas próprias instituições ou em instituições com condições específicas de formação que realizem formação policial;
- para cidadãos que planeiem ingressar pela primeira vez na função pública, serviço nos órgãos do governo local ou no Ministério Público, bem como para todos aqueles que estão ansiosos – centros de treinamento das Forças Armadas da Ucrânia.
É fácil adivinhar que, de acordo com os dados do Ministério da Defesa, quase 70 mil mulheres servem nas Forças Armadas da Ucrânia, a maioria delas são militares .
Sabe-se também que mais de 10 mil mulheres realizam missões de combate diretamente em avançado.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBK-Ucrânia do Telegram.