Ícone do site infromoz.com

Administração Trump demite funcionários do Instituto da Paz dos EUA em massa – WP

A administração presidencial dos EUA demitiu a maior parte da equipe do Instituto da Paz dos EUA. Antes dele estava o presidente nomeado da organização, cujo lugar é ocupado pelo agente do serviço DOGE, Elon Musk.

O RBC-Ucrânia relata isso com referências ao The Washington Post.

Funcionários do Instituto dos Estados Unidos para a Paz (USIP) disseram a um jornal americano que entre 200 e 300 pessoas — ou seja, todo o pessoal da sede do instituto — foram libertadas.

Segundo eles, alguns funcionários receberam ofertas de licença e um mês de seguro médico em troca de suas assinaturas na renúncia ao direito de entrar com uma ação judicial.

Os trabalhadores do USIP chamaram as liberações em massa de “massacre de sexta-feira” (eles receberam notificações de liberação por e-mail naquela noite).

Aceleração USIP

O corte do USIP faz parte dos esforços do governo do presidente Donald Trump para cortar gastos do governo. O Departamento de Eficácia Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, é responsável por alimentar inovações.

O chefe de estado americano deu ao empresário instruções gerais para reduzir os gastos federais e demitir dezenas de milhares de funcionários do governo.

Tais ações nos Estados Unidos são atualmente contestadas em pelo menos 10 processos judiciais.

O que o Instituto da Paz dos EUA faz?

O instituto, que é financiado pelo Congresso dos EUA, tem uma equipe total de cerca de 600 pessoas em escritórios ao redor do mundo.

Ele participa ativamente das negociações para estabelecer a paz e ajudar países e regiões devastadas pela guerra a estabelecer a paz e a construir a paz, especialmente nas Filipinas, nos países da África Subsaariana e na Ucrânia.

Ligue para a equipe do USIP

Conforme escreve o WP, o principal depósito do USIP inicialmente tentou denunciar os representantes do DOGE, que é uma organização sem fins lucrativos registrada, cuja equipe e programas são usados para a “campanha de eliminação” de Musk.

Este mês, o Instituto e membros de seu conselho independente entraram com uma ação judicial, que incluiu reivindicações contra o DOGE e seus representantes, Trump e membros de seu gabinete. O apelo afirma que o comitê executivo do governo não é insignificante em seus esforços para demitir a liderança e a equipe do USIP, uma vez que foi criado pelo comitê legislativo e não tinha condições de construir privadamente a sede do Instituto.

As audiências estão marcadas para abril e para o final do mês.

Um juiz federal decidiu em um caso em que a administração assumiu o controle do USIP, mas reprimiu o clamor dos peticionários por uma ordem de restrição temporária.

O WP também escreve que no sábado, os funcionários da sede do USIP já discutiam a possibilidade de interpor recurso coletivo.

Como lembramos, foi anunciado recentemente que o governo Trump demitiu funcionários da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA). Esta agência é responsável por gerenciar o estoque nuclear do país.

O governo Trump entrou recentemente com um recurso para reintegrar milhares de funcionários do governo que foram demitidos pelo programa de cortes de empregos no serviço público federal.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile