O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, conversou hoje, 1º de janeiro, com o Papa Francisco. 11, e concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade com uma comenda. É a maior cidade civilizada dos Estados Unidos.
RBK-Ucrânia relata isso com referências à Casa Branca.
A conversa telefônica entre o presidente americano e o pontífice ocorreu hoje , 11 de janeiro.
< p>A Casa Branca observou que a recente nomeação de Francisco foi a primeira vez que Biden recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade “com distinção” durante seu quarto mandato.
Normalmente, a mais alta condecoração civil dos EUA é concedida a indivíduos que fizeram uma contribuição significativa para a prosperidade, os valores ou a segurança dos Estados Unidos, a paz no mundo ou outros empreendimentos públicos, nacionais ou privados importantes, explicou o gabinete de Biden.
Nas palavras de Biden, quando jovem, Jorge Bergoglio (nome de Francisco antes do papado, – ed.) “estava procurando uma carreira científica, mas sua fé o levou primeiro a viver com os jesuítas. ” Depois disso, ele serviu como padre na Argentina por dez anos.
O presidente dos EUA chamou Francisco de pastor amoroso, professor, líder acolhedor e Papa “do povo”.
“Pastor amoroso, ele responde com alegria às perguntas das crianças sobre Deus. Professor compassivo, ele nos desafia a lutar por paz e proteger o planeta. Um líder acolhedor, ele fala para diferentes religiões. O primeiro Papa do Hemisfério Ocidental, o Papa Francisco não é como aquele que veio antes. Antes de tudo, ele é o Papa do povo – uma luz de fé, esperança e amor, que “Ele brilha intensamente em todo o mundo”, disse Biden.
Segundo a Reuters, este ano Biden concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade à Secretária de Estado Hillary Clinton, ao chef José Andrés e à conservacionista Jane Goodall.
Biden, de 82 anos, um apoiador constante da igreja, mais tarde na vida abandonou a doutrina da igreja, apoiando os direitos ao aborto. Em 2021, ele disse que Francisco o protegeu das críticas de alguns católicos americanos por suas opiniões, incluindo muitos bispos.
Conforme foi relatado anteriormente, o presidente dos EUA, Biden, planejou viajar para a Itália esta semana, onde ele encontre-se, zokrema, com o Papa. No entanto, devido aos incêndios florestais que assolam os Estados Unidos, o chefe da Casa Branca estava relutante em cancelar a viagem.
No entanto, na véspera de dezembro de 2024, o chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Svyatoslav anunciou que o Papa Francisco aceitou o pedido de retorno à Ucrânia. No entanto, a data da visita ainda é desconhecida.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.