Delegações dos Estados Unidos da América e da Ucrânia concluíram uma segunda rodada de negociações para um cessar-fogo com a Rússia. A reunião ocorreu em Riad em 25 de março.
O RBC-Ucrânia relata isso com referências à Al Arabiya.
“Autoridades ucranianas e americanas concluíram a terceira rodada de negociações na terça-feira em Riad”, informou a AFP, citando uma fonte da delegação ucraniana.
Processo de negociação para acabar com a guerra
No início de março, os Estados Unidos propuseram um cessar-fogo de 30 dias entre a Ucrânia e a Rússia. Esta proposta foi apoiada pelo lado ucraniano, mas o Kremlin ainda não deu nenhuma resposta direta. Além disso, os russos expressaram um baixo nível de apoio entre aqueles que interromperiam a mobilização e o fornecimento de armas estrangeiras às Forças Armadas Ucranianas.
No último fim de semana, em Riad, ocorreu uma segunda rodada de negociações entre os Estados Unidos e as delegações da Ucrânia e da Rússia para acabar com a guerra. Na reunião, eles discutiram a cessação do incêndio na região do Mar Negro para garantir a livre navegação e interromper os ataques aos portos ucranianos.
E em 25 de março, os Estados Unidos realizaram negociações com a delegação russa, que duraram cerca de 12 horas. Após essas negociações, soube-se que negociações adicionais com o lado ucraniano ocorreriam.
Após as negociações, o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, espera chegar a um acordo sobre um cessar-fogo até 20 de abril. Mas nos Estados Unidos eles não descartam a substituição desses termos.
Também foi relatado hoje que os Estados Unidos e a Rússia estão preparando uma declaração conjunta após negociações na Arábia Saudita. Embora a declaração ainda não tenha sido tornada pública, o lado americano em Riad enviou sinais otimistas ao governo de Donald Trump em relação às negociações.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram .