A Federação Russa (RF) não tem o direito de emitir ultimatos à OTAN e forçá-la para renegar o pacto de Bucareste. A entrada da Ucrânia.
RBC-Ucrânia relata isso com referências à conta do Twitter do ribeirinho do Ministério das Relações Exteriores (MFA) da Ucrânia, Georgy Tykhy.
” Vymogi” da Rússia
O vice-chefe do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Oleksandr Grushko, citado pela agência de notícias russa Interfax, disse que a potencial adesão da Ucrânia à OTAN “impediria a Ucrânia de alcançar a paz e, em um sentido mais amplo, de criar qualquer tipo de arquitetura de segurança”.
>
Zokrema chamou a decisão da cúpula da OTAN em Bucareste, que consagrou os planos da Aliança de aceitar a Geórgia e a Ucrânia em suas fileiras, de “catastrófica para a segurança europeia”.
“Não responder a esta formulação criará ambiguidade, o que é absolutamente inaceitável para nós…”, afirmou Grushko.
Reação do Ministério da Saúde da Ucrânia
“Ah, e ainda assim, o aliado da Coreia do Norte está dando ultimatos à OTAN. Uma porcaria total. Moscou não recebeu uma palavra por causa disso”, disse Tikhyi.
O orador acrescentou que a própria Rússia está travando uma guerra estrangeira no território da Europa e seus terroristas ainda estão na Ucrânia e em outros países europeus.
“A arquitetura da segurança europeia é construída na defesa contra a Rússia”, observou ele.
Adesão da Ucrânia à OTAN
Em outubro de 2024, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a maioria dos países da OTAN apoia o primeiro ponto do Plano de Vitória: o pedido da Ucrânia para se juntar à Aliança. Ao mesmo tempo, há um genuíno cepticismo por parte da Alemanha, que se orienta pela posição dos EUA, enquanto a Hungria e a Eslováquia são categoricamente contra a adesão da Ucrânia.
A Ucrânia, por seu lado, não vê a possibilidade de ingressar na OTAN em troca da liberdade dos territórios ocupados pela Rússia. Como observou o presidente polonês Andrzej Duda, o pedido da Ucrânia à Aliança pode ser um primeiro passo importante para garantir garantias reais de segurança.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no RBC- Canal da Ucrânia no Telegram .