Perto de Crooked Rose, os russos atingiram áreas residenciais com mísseis e drones. 19 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Isso foi relatado pela RBC-Ucrânia por meio de mensagens enviadas ao canal do chefe da Defesa de Krivoy Rog Oleksandr Vilkul, ao canal do chefe da Administração Regional de Dnipropetrovsk, Serhiy Lisak, e ao Telegram do DSNS da Ucrânia.
Na noite do 4º trimestre e na noite do 5º trimestre, Kryvyi Rih reconheceu um ataque massivo do lado da Rússia: o primeiro ataque foi realizado por um míssil balístico e, em seguida, por um UAV de ataque do tipo “Shahed”. Pelo menos 19 pessoas morreram, entre elas 9 crianças.
Como resultado dos ataques terroristas, 68 pessoas ficaram feridas.
Ruína em grande escala
O legado dos ataques em massa afetou 34 prédios de apartamentos, seis hipotecas iniciais, lojas, restaurantes e dezenas de carros. O golpe foi direcionado à população civil, às Maidans infantis e às escolas.
Foto: chefe do Dnipropetrovsk OVA Serhiy Lisak
Há 40 pessoas trabalhando nos hospitais, 17 delas no hospital. Duas crianças – de 5 e 8 anos – foram levadas ao hospital após apresentarem uma doença grave. Mechnikov em Dnipro.
“Os Rutuvalniks liquidaram os mortos em barracas privadas, casas estatais e garagens”, relata o DSNS da Ucrânia.
Foto: chefe do Dnipropetrovsk OVA Serhiy Lisak
Às 02h45, as operações de emergência foram concluídas. Os trabalhadores comunitários trabalharam a noite toda. O serviço de bonde na rota Druzhba foi renovado até às 06:00. Ainda não há luz ou gás em alguns prédios – robôs de reparo estão trabalhando.
Nas localidades, a Sede de Ajuda imediatamente se incendiou. Eles trabalharam a noite toda e continuaram trabalhando todos os dias. As pessoas recebem os suprimentos necessários — placas OSB, molduras, ripas — e aceitam solicitações de assistência material.
“Apesar de todas as dificuldades, os serviços de Krivoy Rose, transporte público, medicina e serviços sociais continuam a funcionar”, disse Oleksandr Vilkul.
Foto: DSNS da Ucrânia Estado-Maior da Rússia
O Estado-Maior anunciou na página do Facebook que o 4º quartel do exército russo lançou um ataque a Krivoy Rog com um míssil balístico Iskander-M com uma ogiva de fragmentação.
Este míssil, que atingiu uma grande área de vítimas numéricas, trouxe para o maciço vivo uma praça infantil, o que é uma flagrante violação das normas do direito internacional humanitário por parte do país agressor.
Foto: Estado-Maior
Imperturbável pelas tentativas do departamento militar russo de encobrir suas maldades, espalhando informações falsas sobre o ataque de “alta precisão” no local para que os comandantes conectassem a ZSU com instrutores visitantes, os fatos confirmam que o próprio míssil atingiu civis ucranianos.
“Essas antigas atrocidades de guerra não estão sujeitas a estatuto de limitações. Provas conclusivas serão entregues às autoridades internacionais de justiça criminal. Estado-Maior.
A reação do mundo
A embaixadora dos EUA na Ucrânia, Bridget Brink, reagiu ao ataque russo a Crooked Rose, dizendo que esta é outra razão pela qual a guerra deve acabar.
Em sua postagem na plataforma X, Brink destacou o horror de um míssil balístico russo ter atingido a área do Maidan das Crianças e um restaurante em Crooked Rose.
“Há mais de 50 feridos e 16 mortos, entre eles seis crianças. Esta é mais uma prova de que esta guerra deve acabar”, ela escreveu.
A situação na região
À noite, as forças do PPO estavam trabalhando na área e mataram 6 guardas dos “Shaheds”. No entanto, nem todos os drones foram perdidos.
A indústria de transporte no distrito de Krivorizky foi danificada. Na região de Nikopol, as comunidades de Marganets, Pokrovska e Chervonogrigorivska foram atacadas. De acordo com dados anteriores, não houve vítimas no local.
O número de vítimas aumentou
5 bereznya por volta das 13h39 o chefe do OVA de Dnipropetrovsk Sergey Lisak informou que o número de vítimas de um ataque de mísseis está aumentando em Crooked Rose – já se sabe de 72 feridos.
Quase metade deles estão hospitalizados e 17 estão em tratamento intensivo. Os médicos estão constantemente tentando fazer tudo o que podem para salvar a vida das vítimas.
Foto: chefe do Dnipropetrovsk OVA Serhiy Lisak
Todos os pacientes que ficaram feridos em consequência do ataque de drones estão em tratamento ambulatorial. Ataque russo em Krivoy Rog
Adivinhe, esta noite os ocupantes russos lançaram um míssil balístico Iskander em Krivoy Rog. Ela simplesmente bateu no corrimão da rua com um Maidan infantil. Como resultado do ataque, um restaurante, pelo menos 29 prédios de apartamentos, garagens e vários carros foram destruídos.
Mais tarde, Oleksandr Vilkul disse que o foguete lançado pelos russos afundou no vento do Maidan de uma criança. Ele explicou que esses são mísseis especiais com combustível aéreo, para que mais pessoas sofram.
Leia mais sobre o que se sabe sobre o ataque em Krivoy Rog nos materiais do RBC-Ucrânia.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.