Os EUA ficaram furiosos quando as tropas ucranianas afundaram o cruzador Moskva sem responder. Washington também ficou surpreso que a Ucrânia tivesse poucos mísseis para isso.

O RBC-Ucrânia relata isso com referências ao The New York Times.

Como afirmado no material sobre o papel dos americanos nas operações ucranianas contra a Rússia, o naufrágio do “Moskva” foi um triunfo significativo — uma demonstração da engenhosidade ucraniana e da incompetência russa. Mas, como os autores apontam, esse episódio também retratou as tensões entre a Ucrânia e os Estados Unidos na primeira guerra em grande escala.

O New York Times escreve que dois meses após o início de uma guerra em grande escala, generais ucranianos viajaram para Wiesbaden, na Alemanha, onde negociaram com tropas americanas sobre parcerias nas áreas de inteligência, estratégia, planejamento e tecnologia.

Cerca de duas semanas antes, oficiais militares e navais americanos e ucranianos estavam em uma chamada de rotina quando as telas de radar mostraram um alerta sobre o naufrágio do cruzador russo Moskva.

Essa medida da Ucrânia causou indignação entre os diplomatas americanos, já que as tropas ucranianas não informaram sobre o planejamento da operação.

Os EUA também ficaram surpresos que a Ucrânia tivesse mísseis para destruir o cruzador. Além disso, tal abordagem causou pânico entre os americanos, já que o atual governo de Joe Biden tem uma grande intenção de permitir que a Ucrânia ataque um símbolo tão poderoso do poder russo.

Destruição do cruzador “Moscou”

Lembramos que em abril de 2022, as Forças Armadas Ucranianas afundaram o cruzador russo Moskva, que era o carro-chefe da Frota Russa do Mar Negro. Esta é considerada uma das principais vitórias da Ucrânia desde o início da guerra em grande escala.

Como se sabe, o cruzador foi atacado por mísseis Neptune de fabricação ucraniana. O navio foi inicialmente danificado e ocorreu um incêndio. Entretanto, os russos ainda não conseguiram salvar o “Moscou”, e a tripulação também afundou.

Mais detalhes sobre a operação ZSU e o naufrágio do cruzador russo estão no artigo do RBC-Ucrânia.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *