A agência internacional Fitch Ratings confirmou a classificação de longo prazo da Ucrânia em Moedas estrangeiras no nível de “Inadimplência de Receita” (RD). A classificação está neste nível, a Ucrânia continua a reestruturação do seu atual conselho comercial.
O RBC-Ucrânia informa isso por meio de notificação à Fitch.
De acordo com o relatório, a Ucrânia continua a reestruturação do seu banco comercial existente.
Após a conclusão bem sucedida da troca de Eurobonds na primavera de 2024, a encomenda foi ordenada aumento imediato dos pagamentos de um empréstimo comercial externo (Cargill 0,7 mil milhões de dólares, pagamentos aumentados a partir de 3 de junho de 2024), garantido pelo poder dos títulos europeus “Ukrenergo” (825 milhões de dólares, 9 folhas) data de 2024) e warrants do PIB (os pagamentos aumentam em 31 de maio de 2025).
A agência entende que o mais alto nível de manutenção do conselho é necessário até o final do processo de reestruturação do conselho.
“A classificação de longo prazo da Ucrânia será perdida no mesmo nível da RD, os documentos da Fitch não são importante, assim que a troca for concluída e liberada “Com uma maioria significativa de credores comerciais estrangeiros, eles irão normalizar”, diz o informante.
Reestruturação dos Borg
Parece provável que Lipnya Ucrânia tenha negociado com credores privados sobre a extensão dos pagamentos Do capital estrangeiro.
E no início da semana, a Ucrânia anunciou a conclusão da operação de reestruturação da dívida.
A dívida foi reduzida em 9 mil milhões de dólares. Isto significa uma diminuição nominal no valor da Borg em 37% desde o primeiro dia e uma diminuição de 60% no valor líquido induzido da Borg.
A reestruturação resultou na redução das classificações das agências internacionais. A Ucrânia está ao nível do “incumprimento”.
Esta classificação não afecta imediatamente a Ucrânia, uma vez que Kiev ainda não planeia entrar no mercado para obter bens comerciais. Todo o financiamento do défice orçamental passa pelos canais oficiais do governo e de organizações financeiras internacionais.