O governo israelense elogiou o acordo para cessar o fogo com o Hamas e libertar os detidos em Gazi. O veredito foi anunciado no sábado, na primeira hora da noite, após mais de sete horas de debate.

Isso foi relatado pela RBC-Ucrânia com referência à declaração do gabinete do Primeiro-Ministro de Israel, bem como a mídia local e internacional.

A reunião deveria começar às 15h30, mas só começou por volta das 18h30. Um grupo de 33 ministros elogiou o acordo após uma recomendação emitida na sexta-feira pelo Conselho de Segurança. No governo, 24 ministros votaram “a favor” e 8 votaram “contra”. Os oponentes eram ministros do partido religioso sionista “Otzma Yehudit”, bem como ministros do partido Likud, David Amsalem e Amihai Chikli.

Como a reunião geral do Gabinete durava até o início do Shabat (o dia judaico de descanso e renovação espiritual), os ministros Haredi deixaram notas nas quais expunham sua posição sobre o benefício da paz.

“O governo confirmou a estrutura para o retorno dos oficiais de justiça. A estrutura para a liberação “Os oficiais de justiça serão nomeados esta semana, 19 de janeiro de 2025”, disse a declaração do gabinete do Primeiro-Ministro de Israel.

p>

O acordo exige que o tribunal emita uma decisão dentro de uma semana, já que os oponentes da decisão têm 24 anos para apelar à Suprema Corte de Israel. E embora o tribunal israelense, como antes, considere os recursos dos israelenses que se opõem à libertação de prisioneiros palestinos, esse processo, eles são cautelosos, não levará à reunião de uma decisão sobre o fim do incêndio em uma semana.

Acredita-se que três oficiais de justiça detidos em Gazi serão libertados no primeiro dia. Esta será a primeira pausa na guerra para os palestinos em Gaza em mais de um ano e tornará possível a entrega de ajuda humanitária ao enclave.

Além disso, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu informou ao Gabinete que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, apoiou totalmente a retomada da guerra por Israel na região, se o Hamas conseguisse interromper o processo de paz antes da próxima fase. Além disso, Trump descongelará os suprimentos de armas que, segundo Netanyahu, o presidente dos EUA, Joe Biden, que sai da prisão em poucos dias, congelou.

Mais detalhes sobre o que Israel e o Hamas fizeram para agradar e qual será seu legado, há quanto tempo o cessar-fogo está em andamento e qual é o papel de Trump aqui – leia mais no artigo do RBC-Ucrânia.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

em>

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *