O Departamento de Justiça dos EUA está suspendendo os esforços em nome do presidente Donald Trump que começaram após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, a fim de garantir a continuação das sanções e o processo de oligarcas próximos ao Kremlin. O memorando correspondente foi emitido pelo Procurador-Geral dos EUA.
Isso foi relatado pelo RBC-Ucrânia com referências ao The Guardian e à Reuters.
Na quarta-feira, 5 de fevereiro, o Senado dos EUA confirmou Pam Bond como Procuradora-Geral dos Estados Unidos, que agora supervisiona o Departamento de Justiça. Assim, na nota de serviço emitida durante a hora da ordem para o primeiro dia de sua permanência na prisão, mas que não foi publicada antes, é sobre quais esforços, conhecidos como força-tarefa KleptoCapture, serão realizados dentro da estrutura de mudança de ênfase e financiamento para a luta contra cartéis de drogas e gangues internacionais.
“Esta política requer uma mudança fundamental na abordagem”, ela escreveu.
Bond acrescentou que os recursos atualmente direcionados à aplicação de sanções e à apreensão de ativos de oligarcas seriam redirecionados para o combate aos cartéis.
O Guardian previu que os esforços, relatados durante o governo Biden, visavam conter a situação financeira de poderosos associados do ditador russo Vladimir Putin e punir aqueles que apoiam sanções e violações de controle de exportação.
Isso foi parte de um esforço maior para A exclusão da Rússia dos mercados mundiais e a garantia da implementação das sanções em larga escala impostas a Moscou em conexão com a condução internacional de sua guerra na Ucrânia.
De acordo com a diretriz do novo Gabinete do Procurador-Geral dos EUA, os promotores nomeados para a força-tarefa retornarão aos seus cargos anteriores. As mudanças durarão pelo menos 90 dias e podem ser estendidas ou se tornarem permanentes.
Leia mais sobre o que se sabe sobre a nova procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, no artigo do RBC-Ucrânia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal do RBC-Ucrânia no Telegram.