A inteligência americana concluiu que o ditador russo Vladimir Putin pode recorrer à escalada nuclear em caso de fracasso na guerra.
O RBC-Ucrânia relata isso com referências à Bloomberg.
De acordo com os dados, a previsão sobre a possibilidade de Putin usar armas nucleares está contida em um relatório recente do Diretor de Inteligência Nacional dos EUA, publicado em 25 de março.
“A incapacidade da Rússia de obter vitórias rápidas e decisivas, bem como os ataques ucranianos em território russo, aumentam os temores de que Putin possa recorrer à escalada nuclear”, diz o documento.
Ao mesmo tempo, a inteligência dos EUA acredita que a Rússia e a Ucrânia certamente têm mais incentivos para prolongar o conflito militar do que para apressar a regulamentação total.
“Embora as partes infratoras tenham demonstrado sua disposição de tentar cessar-fogo temporário, os líderes concordam, é claro, que ainda consideram os riscos de uma guerra prolongada menores do que os de uma solução ineficaz”, dizem os especialistas no relatório.
Moscou, de acordo com a inteligência dos EUA, está mantendo sua vantagem no campo de batalha: uma guerra prolongada de extermínio está funcionando em benefício do exército russo e “para levar a um enfraquecimento gradual, mas estável, da posição de Kiev, independentemente de quaisquer tentativas dos EUA ou de seus aliados de aumentar a pressão sobre Moscou”.
Ao mesmo tempo, analistas alertam veementemente que uma guerra prolongada pode atingir a economia russa e ameaçar uma “escalada irracional com o Ocidente”. Para a Ucrânia, o risco está na incerteza da assistência futura dos aliados.
Ameaça nuclear à Rússia
Lembramos que a inteligência americana também chegou à conclusão de que a Rússia provavelmente está trabalhando na criação de um novo satélite que será capaz de transportar armas nucleares. Analistas concluíram que tais armas russas podem levar a “consequências destrutivas” para os Estados Unidos e o mundo inteiro.
Também no ano passado, o chefe do Comitê de Inteligência da Câmara, Mike Turner, disse à Câmara dos Representantes que a Rússia planeja colocar armas nucleares no espaço.
Além disso, ontem soube-se que a Rússia iniciou treinamento militar sobre o uso de mísseis com ogivas nucleares. Os mísseis balísticos intercontinentais “Yars” estão sendo testados. Vale ressaltar que este não é o primeiro treinamento militar desse tipo na Rússia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.