Um forte terremoto em Mianmar matou mais de 140 pessoas e feriu centenas. Especialistas e autoridades locais preveem que as consequências do desastre podem ser ainda piores.
O RBC-Ucrânia relata isso com referências à Reuters.
Legados ruinosos para Mianmar e além
Estima-se que a maior parte do terremoto de magnitude 7,7 em 28 de março ocorreu em outra grande cidade de Mianmar – Mandalay, que está localizada perto do epicentro do terremoto, e de vários tremores secundários.
De acordo com o socorrista de Mandalay, os corpos de 30 pessoas foram retirados dos prédios residenciais de vários andares que desabaram. Ele acrescentou que aproximadamente cinco partes do edifício foram destruídas.
Uma GRANDE ruptura/rachadura no solo apareceu em Myittha, na região de Mandalay, após o poderoso terremoto de magnitude 7,7 em Mianmar pic.twitter.com/vFlPet0XPH
— Volcaholic (@volcaholic1) 28 de março de 2025
Mandalay, com uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, é a antiga capital real de Mianmar e o centro de seu centro budista. Um funcionário dos serviços de emergência em Amarapura disse que os socorristas tiveram que socorrer dezenas de monges presos sob os escombros no Mosteiro Phaya Taung.
Moradores locais e a mídia relataram que prédios, pontes e estradas foram destruídos.
O legado do terremoto em Mianmar (foto: x.com/UNICEF)
De acordo com a emissora de televisão estatal MRTV, pelo menos 144 pessoas morreram em Mianmar e 732 ficaram feridas.
O líder da junta militar de Mianmar, General Min Aung Hlaing, disse que provavelmente haverá mais mortes e vítimas. Ele pediu que “qualquer país” fornecesse assistência.
A mídia estrangeira está preocupada que, como a junta em Mianmar está lutando contra rebeldes, isso pode complicar a operação do regime e a prestação de assistência.
Enquanto isso, vale acrescentar que o porta-voz diplomático do Governo de Unidade Nacional de Mianmar, da oposição, Zin Mar Aung, declarou que os combatentes anti-junta, conhecidos como Forças de Defesa do Povo, fornecerão ajuda humanitária.
Devastação na cidade de Mandalay, em Mianmar, como resultado do terremoto de magnitude 7,7 de hoje, com dezenas de edifícios desabando, assim como a Ponte Ava sobre o Rio Irauádi. foto.twitter.com/8YE8KsxXws
— OSINTdefender (@sentdefender) 28 de março de 2025
Um porta-voz da instituição de caridade Moe Saydanar disse à Reuters que pelo menos 60 pessoas foram retiradas de mosteiros e edifícios em Peninman, perto da capital de Mianmar, Naipaido, mas muitas outras ainda estão desaparecidas.
Em Mianmar, a mídia governamental informou que o terremoto causou o desabamento de edifícios em cinco cidades e vilas, bem como de uma ponte ferroviária e rodoviária na via expressa Yangon-Mandalay.
Conforme relatado anteriormente, após um forte terremoto em Mianmar, que destruiu bairros inteiros, o governo local declarou estado de emergência.
Vamos também lembrar quantos dias atrás, em 5 de março, um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu a Nova Zelândia, afetando mais de 4.700 pessoas.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.