Receitas Os Estados Unidos da América (EUA) enviaram 10% do mito para a Ucrânia, mas isso não é crítico. Kiev pode querer fazer uma declaração a Washington.
Isso foi relatado pelo RBC-Ucrânia por meio de uma publicação na conta do Twitter da primeira vice-primeira-ministra – Ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Sviridenko.
“O que a nova reunião com os Estados Unidos significa para a Ucrânia? É complicado, mas não crítico. Para nós, estamos perdendo 10%. Não há diferença significativa entre a Moldávia e os 20% da UE”, disse Sviridenko.
Ela acrescentou que, em 2024, a Ucrânia exportou 874 milhões de dólares para os Estados Unidos, dos quais 363 milhões foram em chavun e 112 milhões em cachimbos. Da noite para o dia, mercadorias no valor de 3,4 bilhões de dólares foram compradas dos Estados Unidos.
No entanto, a taxa ucraniana sobre produtos americanos permanecerá baixa, por exemplo, a taxa sobre carros é de 10%, e sobre carvão e nafta – 0%. Mais de 600 categorias diferentes de produtos ucranianos são exportados para os Estados Unidos, incluindo 65 tipos de produtos avaliados em mais de um milhão de dólares. Em conexão com isso, Kiev tem a chance de construir na mente de outras pessoas um aliado e parceiro confiável, e alguns acordos justos serão feitos contra nossas terras.
“Se tudo for perdido, então o produto universal americano atingirá principalmente os pequenos produtores. Portanto, já estamos trabalhando nisso para que a Ucrânia tenha mentes melhores”, explicou Sviridenko.
Guerra comercial dos EUA
Ontem, dia 2º trimestre, o chefe da Casa Branca, Donald Trump, assinou um decreto para introduzir tarifas de importação para muitos parceiros comerciais dos EUA. Para outros países, as mitas ficaram mais ricas: 34% para a China e 20% para a União Europeia (UE).
Os estados de Zokrema introduziram tarifas de 25% sobre todos os carros comprados em outros países do mundo.
Desta vez, o Ministério do Comércio da China, comentando as decisões dos Estados, pediu uma retirada urgente e ameaçou com “contra-ataques”.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.