Ícone do site infromoz.com

NBU define meta para taxa de câmbio do dólar

O Banco Nacional da Ucrânia, em resposta à invasão em grande escala da Rússia, atualizou sua Estratégia institucional. Um dos objetivos é “estabilizar a hryvnia” e garantir que a diferença entre as taxas de câmbio oficial e final seja inferior a 3%.

O RBK-Ucrânia relata isso com referências ao texto da Estratégia.

A lista de tarefas prioritárias foi complementada com baixos níveis de desempenho e indicadores refinados dentro dos cinco objetivos estratégicos. O plano é desenvolvido nas áreas de estabilidade financeira e de preços, avaliação da inflação, estabilidade da taxa de câmbio e integração europeia.

“Estabilidade da Hryvnia”

Conforme declarado no documento, a meta tem um lugar especial na Estratégia. “Garantir a estabilidade da moeda ucraniana é a principal função do NBU, especialmente importante em tempos de guerra”, diz a estratégia.

O objetivo estratégico é aliviar e remover gradualmente os limites cambiais que foram levantada no início da guerra, e para a transição para uma taxa de câmbio flexível e o retorno a um formato de metas de inflação completo.

Propõe-se manter o spread entre as taxas de câmbio final e oficial da hryvnia para o dólar americano a uma taxa ainda mais baixa 3%.

As seguintes etapas estão planejadas para implementar a meta:

Lembramos que o curso de culinária já está estar completamente fora do equilíbrio interbancário. Os bancos vendem moeda pronta comprada do NBU por meio de seus caixas e casas de câmbio. Nesse caso, os bancos acrescentam sua comissão, o que faz com que a taxa final seja um pouco maior do que a não finalizada. Atualmente essa diferença chega a quase 1%. Quando a taxa de câmbio oficial para 21 de janeiro é 42,15 UAH/USD, os bancos vendem dólares a 42,65 UAH.

Sair da versão mobile