O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu expressou sua disposição de normalizar as relações com a Arábia Saudita. Está confirmado que a paz entre os países é possível.
Isso foi relatado pela RBC-Ucrânia com referências à Reuters.
Em uma entrevista coletiva com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, o O primeiro-ministro israelense declarou aos jornalistas que foi entregue ao mundo entre seu país e a Arábia Saudita.
“Acredito que a paz entre Israel e a Arábia Saudita não é apenas possível, acredito que será alcançada”, disse Netanyahu.
Nas palavras do primeiro-ministro israelense, ele está determinado a atingir esse objetivo.
p>
“Eu sei que o presidente (Presidente dos EUA Donald Trump, – ed.) está comprometido em alcançar isso, e eu acho que a liderança da Arábia Saudita está interessada nisso. Portanto, nós daremos isso uma boa chance, e acho que chegaremos lá sucesso”, disse Netanyahu.
Relações entre Israel e Arábia Saudita
Anteriormente, foi relatado que, embora a Arábia Saudita não tenha oficialmente relações diplomáticas com Israel, em 10 de setembro de 2023, diplomatas israelenses convidaram oficialmente este país a participar de uma reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO pela primeira vez.
O principal problema nas relações entre Riad e Jerusalém é chamado o fato de a Arábia Saudita apoiar a criação de um estado independente para os palestinos, protestos Israel é contra isso.
Recordamos também que após o ataque do grupo islâmico Hamas a partir da Faixa de Gaza ao território de Israel em Outubro de 2023, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita declarou que a guerra começou “como resultado da ocupação, que é o que é acontecendo, e a libertação do povo palestino de seus direitos legítimos.”
Em 14 de outubro do ano passado, Er-Riyadh suspendeu as negociações sobre a normalização das relações com Israel, nas quais os Estados Unidos atuaram como mediadores .
Também foi relatado que Há quase um ano, a Arábia Saudita retomou as negociações com os Estados Unidos para melhorar a cooperação no setor de defesa, que haviam sido interrompidas após o início da guerra entre Israel e o Hamas. Segundo a ZMI, a administração do atual presidente dos EUA, Joe Biden, tem pouca intenção de fazer “posts” para alcançar a paz entre a Arábia Saudita e Israel.
E em agosto de 2024, a imprensa israelense escreveu que o primeiro-ministro de neste país, Benjamin Netanyahu decidiu adiar a normalização das relações com a Arábia Saudita até às eleições presidenciais dos EUA em novembro.
Termos e Leia notícias importantes sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.