O Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) planeja emprestar pelo menos 1,5 bilhão de euros em 2025 para apoiar a economia e os negócios na Ucrânia durante a guerra.
Isso foi afirmado pela presidente do BERD, Odile Renaud-Basso, relata o RBC-Ucrânia com referência à Reuters.
É afirmado que Após a invasão russa em grande escala em 2022, o BERD intensificou suas atividades na Ucrânia, investindo mais de EUR 6,2 bilhões em vários setores. No ano passado, o banco emprestou ao país um recorde de 2,4 bilhões de euros.
Durante sua visita a Kiev, a presidente do BERD disse que o banco tinha que se concentrar no setor privado da Ucrânia, especialmente na energia, após repetidos ataques russos ao sistema energético nacional, bem como à infraestrutura estadual e municipal.
“Nosso plano é continuar investindo nesse nível. No mínimo, investiremos até 1,5 bilhão de euros, mas se pudermos ganhar mais, faremos”, disse Renaud-Basso.
Em suas palavras, a atividade do banco é determinada pelo fundo, e ele está pronto para aumentar seus investimentos na Ucrânia para 3 bilhões de euros por ano após o fim da guerra.
A presidente do BERD observou que o setor energético da Ucrânia é uma das principais prioridades deste ano e do futuro próximo, pois projetos para modernizar a indústria e desenvolver energia renovável podem se tornar uma fonte de investimento privado após o fim da guerra.
“Ele tem grande potencial, e é por isso que é de grande interesse para investidores estrangeiros, e é de grande atividade no país – isso efetivamente estimulará a dinâmica de crescimento”, acrescentou. acabou.
Prevemos que até o final de 2023, o Conselho de Governadores do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) tenha aprovado um aumento no capital integralizado do banco em 4 bilhões de euros, para 34 bilhões de euros. O capital será usado para garantir investimentos significativos e sustentáveis na economia real da Ucrânia, tanto em tempos de guerra quanto durante o período de reconstrução.
No ano passado, o banco de Londres investiu um valor recorde de quase 2,4 bilhões de euros na Ucrânia após aumentar seu capital estatutário em 4 bilhões de euros. O BERD concentrou seu financiamento de energia na geração descentralizada de energia em pequena escala para ajudar a garantir o fornecimento ininterrupto de energia para pessoas e empresas.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.