Ícone do site infromoz.com

O Ministério da Defesa britânico sobre o navio de reconhecimento russo no Canal da Mancha: “Mantemos o nosso testemunho”

O secretário de Defesa britânico, John Healey, disse que o navio espião russo Yantar, que foi recentemente avistado no Reino Unido, Canal, registrado em águas inglesas antes. Aconteceu em novembro do ano passado.

RBK-Ucrânia relata isso com referências à Reuters.

Londres confirma que o navio russo “Yantar”, que chegou às águas britânicas na segunda-feira, foi usado para reconhecimento e mapeamento de infraestrutura crítica no fundo do mar.

A Marinha Real escoltou o navio por dois dias até que ele chegasse às águas holandesas.

Agora, o lado britânico, que vem monitorando um navio de reconhecimento russo no Canal da Mancha nos últimos dias, intensificará sua resposta às operações secretas de navios e aeronaves russos para proteger seus cabos submarinos.

“Não nos esquivaremos de uma ação decisiva para a defesa da Grã-Bretanha. Estamos enviando nossa resposta para garantir que navios e aeronaves russos não possam operar em segredo perto do território da Grã-Bretanha. “ou a OTAN”, disse Healy.

Esta declaração levantou preocupações sobre a possível sabotagem de cabos eléctricos, linhas de telecomunicações e gasodutos após uma série de falhas no Mar Báltico, que tornou-se mais frequente após a agressão militar em grande escala da Rússia contra a Ucrânia em 2022.

A Grã-Bretanha planeava enviar patrulhas marítimas e voos de segurança para ajudar as forças da NATO em proteção de cabos no Mar Báltico, disse Healy.

Vin acrescentando que o lado britânico também desenvolverá um sistema avançado de IA para a proteção da infraestrutura subaquática.

Segundo Khili, o navio russo Yantar já estava “apanhado” em águas britânicas em novembro de 2024, quando o navio passou por cima de cabos.

O chefe do Ministério da Defesa britânico informou ao parlamento que havia mudado de posição. mente enquanto mantinha as atividades de Yantar. regras de engajamento para permitir que os navios da Marinha Real se aproximassem e rastreassem melhor o navio.

Além disso, ele permitiu que os submarinos da Marinha Real se aproximassem do Yantar, demonstrando a aproximação do streaming.

Anteriormente, o governo britânico e o Ministério da Defesa anunciaram que a Marinha Real estava acompanhando um navio de reconhecimento russo no Canal da Mancha. Londres também precisará de um novo membro da OTAN para proteger a infraestrutura marítima da aeronave.

Também lembramos que em outubro de 2024, um navio com carga perigosa da Rússia foi avistado no Canal da Mancha. Esta “bomba flutuante” foi mantida fora das docas de vários portos antes dela.

Também foi relatado que navios da OTAN começaram a patrulhar o Mar Báltico depois que os cabos submarinos foram danificados.

Termos e notícias importantes Leia sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile