O Gabinete de Ministros aprovou recentemente mudanças no procedimento para reserva de militares da mobilização e também permitiu que empresas que ainda não conseguiram confirmar a criticidade e reservar seus funcionários o façam até 31 de março. Até esta data, a “reserva” de funcionários dessas empresas permanecerá oficial.

O RBC-Ucrânia reuniu as principais inovações no material abaixo.

Principais inovações:

Cancelamento rápido da linha. Agora eles podem ser cancelados uma vez a cada 5 dias, em vez de uma vez por mês.

Remoção de pessoal mobilizado. Durante o desenvolvimento das obrigações permitidas, os veículos blindados serão implantados após 18 de maio de 2024.

Abordagens atualizadas para cálculo de salários. Devido à transição para relatórios mensais, o salário médio de uma empresa agora será calculado para o último mês civil, e não para o trimestre.

Verificação automática de salário. O Fundo de Pensão e o Ministério das Finanças planejam estabelecer a troca eletrônica de dados para a verificação automática da conformidade dos salários dos funcionários (a partir de 20 mil hryvnias) com os requisitos do sistema de reservas no mês passado.

Importante: você pode enviar uma solicitação de reserva de funcionário somente pelo portal “Diya”. Isso significa que os gerentes da empresa não precisam mais emitir ordens em papel – o processo é realizado inteiramente em formato eletrônico.

Neste caso, se o funcionário já tiver sido reservado, a reserva anterior deverá ser cancelada antes de enviar uma nova solicitação.

Como solicitar reserva de funcionários através do “Diya”:

  • Entre no portal “Diya”.
  • Solicite o serviço “Reserva de Funcionários” e clique em “Enviar Solicitação”.
  • Insira os dados necessários do funcionário.
  • Confirme o nível do seu salário.
  • Verifique o requerimento e assine-o (isso deve ser feito pelo diretor da empresa ou por um signatário autorizado).
  • Verifique o resultado – uma notificação sobre a análise da inscrição será enviada para seu e-mail e para o portal “Diya”.

As reservas confirmadas serão exibidas na janela Reserve+. Se a reserva for dada após a atualização do status de uma empresa crítica, ela será válida pelo período de criticidade – até 1 ano.

O status de empresa crítica pode ser obtido por empresas que atendem a três critérios estabelecidos pelo governo. Duas delas são vinculativas:

  • o salário médio dos trabalhadores não é inferior a 20.000 UAH;
  • ausência de restrições ao pagamento de impostos e ao Fundo Único de Seguridade Social.

O terceiro critério que uma empresa pode aplicar é um dos seguintes:

  • pagamento de impostos e taxas superiores a 1,5 milhões de euros por ano (equivalente em hryvnia);
  • saldos cambiais superiores a 32 milhões de euros por ano (exceto empréstimos e financiamentos);
  • importância estratégica para a economia e segurança do estado (determinada pela decisão governamental, PKMU nº 83 de 04.03.2015);
  • valores importantes para a economia ou comunidade territorial de um determinado país (os critérios são determinados pelos órgãos estatais relevantes, OVA);
  • status de residente de Diia.City;
  • fornecimento de serviços de comunicações eletrônicas com um nível de renda fixo.

Como obter o status de empresa crítica:

  • Identifique a autoridade relevante (Ministério da Energia, Ministério das Finanças, Ministério da Política Agrária, etc.).
  • Preparar e enviar documentos (demonstrações financeiras, demonstrativos salariais e disciplina fiscal).
  • Envie um pedido à autoridade competente e aguarde uma decisão (até 10 dias úteis).
  • Receba confirmação oficial.

Esperamos que no outono de 2024, após relatos de um aumento anormal no número de empresas críticas e funcionários reservados, o governo conduza uma auditoria das empresas que têm o direito de reservar seus funcionários.

De acordo com o primeiro-ministro Denys Shmyhal, “a auditoria revelou uma série de questões problemáticas”, mas ele não forneceu detalhes.

No mesmo dia, o governo adotou uma decisão para alterar os critérios de reserva de trabalhadores da mobilização. Os critérios para determinação da criticidade dos empreendimentos também foram atualizados. Eles sugerem fortemente que os critérios regionais e nacionais para a criticidade das empresas serão coordenados com o Ministério da Defesa e o Ministério da Economia.

Assim, para aqueles que já tinham uma “reserva”, foi realizado um período de transição para as novas condições até 28 de fevereiro, para que até esta data todas as empresas renovassem a reserva dos seus empregados de acordo com as novas condições, independentemente de como e quando fosse utilizada.

Entretanto, o Gabinete de Ministros, em uma reunião realizada outro dia, estendeu o prazo até 31 de março. Como Shmyhal explicou, essa decisão foi tomada como resultado de um ataque cibernético russo em larga escala aos registros ucranianos. Como o ataque direcionado interrompeu temporariamente o trabalho dos registros estaduais, alguns serviços não estão funcionando no programa “Diya”.

Vale ressaltar que até o final de 2025, segundo dados oficiais, há uma “reserva” da mobilização de 900-950 mil cidadãos militares na Ucrânia.

Durante a preparação do material, foram utilizados: o serviço de imprensa do Ministério da Economia da Ucrânia e a página do Facebook do TCC Regional de Chernihiv e SP.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *