O Ministério da Política Social, em conjunto com a ONU, continuou o pagamento de assistência financeira aos aposentados.
Quem pode obter essa assistência, como pagar a transferência e como enviar uma solicitação – do material do RBC-Ucrânia.
Conteúdo:
- Como pensionistas, podemos obter ajuda adicional
- Onde você deve procurar ajuda?
A assistência financeira da ONU para aposentados é, em parte, um apoio humanitário, visando diretamente as maiores diferenças na fé da população. Até 2025, este programa não será mais relevante devido à difícil situação econômica e às crescentes necessidades dos idosos. De acordo com o Fundo de Pensão, hoje há mais de 10 milhões de aposentados na Ucrânia.
Que tipo de aposentados podem obter ajuda?
Com base nos critérios atualizados, os aposentados que se enquadram nas seguintes categorias podem sacar a assistência:
-
que vive perto de zonas de combate;
-
que retira a pensão estatal de 3250 hryvnia por mês;
-
aqueles que não retiraram assistência financeira de organizações internacionais desde 1º de janeiro de 2023.
As zonas de combate são designadas pela Ordem nº 309 de 22/12/2022 do Ministério da Reintegração dos territórios ocupados com urgência da Ucrânia. As seguintes áreas são abordadas:
-
Dnipropetrovsk,
-
Donetsk,
-
Zaporizhzhya,
-
Lugansk,
-
Mykolaivska,
-
Carson,
-
Chernigov,
-
Sumskaya,
-
Região de Kharkiv.
Se uma pessoa não atender a um dos critérios, a assistência adicional não será retirada, e os pagamentos também serão feitos se o aposentado não atender mais a um deles.
Em 2025, o número de pessoas que poderão solicitar assistência incluirá pessoas com deficiência (desde a infância) e crianças com deficiência. Em um comentário ao RBC-Ucrânia, o Ministério da Política Social declarou que mais de 130 mil cidadãos receberão assistência adicional ao se inscreverem no programa de assistência.
Quantidade de assistência e linhas її nadanya
O valor da assistência financeira da ONU aos aposentados da Ucrânia para os quais a diferença entre a pensão efetivamente deduzida é de 3.250 hryvnias. Se o pagamento da pensão for de 3.100 hryvnias, a diferença será calculada, então o valor da assistência será de 150 hryvnias.
Os pagamentos são feitos além da pensão estatal e são realizados por organizações internacionais em cooperação com o Ministério da Política Social. O dinheiro pode ser gasto em uma conta bancária ou pode ser sacado para serviços adicionais de “Ukrposhti”.
O programa fornecerá assistência até meados de 2025. A assistência adicional é coberta por 6 meses. Em um comentário ao RBC-Ucrânia, o Ministério da Política Social informou que os pagamentos serão feitos mensalmente. O valor total de dinheiro, que será desembolsado pelas estruturas da ONU, será de mais de 284 milhões de hryvnias.
Onde você deve procurar ajuda?
O Ministério da Política Social declarou que não há necessidade de se preocupar em preencher um requerimento. “Não há necessidade de realizar atividades diárias para cancelar pagamentos a trabalhadores. Isso é feito sem submeter um requerimento, de acordo com as informações disponíveis nos registros do governo”, comentou o Ministério da Política Social à RBC-Ucrânia.
A agência acrescentou que as listas de pessoas removidas são formadas com base nos registros do estado, e a ONU fornece diretamente assistência financeira a essas pessoas.
Qualquer assistência adicional pode ser retirada da ONU
Além da assistência financeira, a ONU e outras organizações internacionais implementam uma série de outros programas para apoiar aposentados na Ucrânia:
-
programas de atendimento gratuito a pessoas que sofrem de doenças crônicas;
-
assistência humanitária na forma de pacotes de alimentos e bens essenciais;
-
iniciativas sociais, por exemplo, ficar de olho nas pessoas do verão;
-
consultas jurídicas antes de processar pagamentos e retirar garantias sociais.
Destaca-se a cooperação entre a ONU e o Ministério da Unidade Nacional, que visa apoiar a movimentação de ucranianos, incluindo aposentados. Esta iniciativa beneficia não apenas de um pagamento de um centavo, mas também de vida, adaptação social e apoio jurídico.
Lembremos que a ordem antes do inverno de 2024-2025 expandirá a cooperação com a ONU e fornecerá diretamente assistência financeira a novas categorias da população: indivíduos sem direito a pensão, crianças mais velhas e crianças com deficiência.
A partir de 1º de janeiro de 2025, o Gabinete de Ministros indexará as pensões e, em média, aumentará-as em 8,4%. Em Bereznya, o Fundo de Pensão alocou diretamente 67,4 bilhões de hryvnias para o pagamento de pensões, o que é 5,2 bilhões a mais, abaixo do que em 2025.
Durante a preparação do material, foi fornecido um comentário exclusivo ao centro de imprensa do Ministério da Política Social, documentos do Ministério para a reintegração dos territórios ocupados com urgência na Ucrânia.