Os EUA estenderam o Status de Proteção Temporária (TPS) por 18 meses para cidadãos de Ucrânia que estão nos Estados Unidos por causa da agressão militar em larga escala da Rússia.
Isso foi relatado pela RBC-Ucrânia com referência ao Departamento de Segurança Interna dos EUA.
O americano departamento observou, que permite que os cidadãos relevantes da Ucrânia que chegaram ao país antes de 16 de agosto de 2023 mantenham seu status TPS e autorização de trabalho após a verificação.
“A continuação do TPS está ligada ao preocupante conflito armado e às mentes de alto e baixo nível na Ucrânia, que não permitem que os cidadãos da Ucrânia, que têm o direito de retirar ajuda, se voltem descuidadamente”, disseram em Departamento dos Estados Unidos.
Assim, de acordo com comunicado do departamento no dia 10, após análise conclusiva, foi estabelecido que a prorrogação de 18 meses do TPS é “justificada pelas mentes, causas expansão da invasão militar russa na Ucrânia, a maior operação militar na Europa desde a Segunda Guerra Ligeira.
Novo registo para confirmar o estatuto de TPS
A extensão do TPS para cidadãos da Ucrânia permite que aproximadamente 103.700 beneficiários elegíveis atuais se registrem novamente para este status especial, sujeito a uma revisão da conformidade com os requisitos do programa.
Também é observado que o novo registro é limitado a pessoas que estavam previamente registadas com este estatuto no TPS para cidadãos da Ucrânia.
“Este grupo inclui cidadãos da Ucrânia (e indivíduos sem cidadania que historicamente residiram na Ucrânia) que residiam permanentemente nos Estados Unidos desde 16 de agosto de 2023, com ou sem status legal de imigração”, explicou o Departamento dos EUA. > < O Departamento de Segurança Interna dos EUA também tomou nota de que cada pessoa sob a supervisão do Departamento de Segurança Interna deve passar por uma revisão de segurança nacional e pública. durante o processo de inscrição inicial e novamente durante o novo registro.
“Se qualquer pessoa for considerada uma ameaça, ela poderá ser detida, deportada ou transferida para outras agências federais para investigação adicional ou processo criminal, se necessário. Indivíduos não serão admitidos no TPS se tiverem sido condenados por serem uma ameaça. “O que é um crime grave ou duas ofensas?” disse o ministério.
Além disso, a agência dos EUA observa que “nem todos os indivíduos registrados novamente podem receber uma nova autorização de trabalho antes do vencimento de seu EAD atual” e estende automaticamente o período de validade do EAD por 12 meses, emitido anteriormente pelo TPS da Ucrânia. p > Residência de refugiados da Ucrânia nos EUA
Lembramos que em abril de 2022 os EUA implementaram oficialmente um status especial de Status de Proteção Temporária para cidadãos da Ucrânia que estavam fisicamente localizados nos Estados Unidos.
Em novembro daquele ano, soube-se que os refugiados ucranianos nos Estados Unidos receberam automaticamente o direito de trabalhar. No entanto, tais benefícios não foram estendidos a todas as categorias de refugiados da Ucrânia.
Também foi relatado que, em 2024, os Estados Unidos estenderam a estadia de ucranianos em liberdade condicional humanitária por mais dois anos.
Assim, o direito foi concedido tanto aos ucranianos que chegaram aos Estados Unidos sob o programa Uniting for Ukraine (U4U) quanto aos cidadãos que receberam liberdade condicional humanitária em postos de controle na fronteira dos EUA no período de 11 de fevereiro a 25 de abril de 2022. status de liberdade condicional humanitária até sua libertação. esses programas.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.