Hoje, 20 de janeiro, Washington celebra o dia da posse do 47º presidente dos Estados Unidos . Donald Trump está retornando à Casa Branca após vencer as eleições no outono passado.
RBK-Ucrânia reuniu tudo o que se sabe sobre a posse de Trump no material abaixo.
Conteúdo:
p >
- Local, hora e data da cerimônia
- Cerimônia de juramento e posse
- Quem está prevendo a posse de Trump?
- O que o presidente fará no dia em que tomar posse?
- A emoção e os milhões de doações para a posse posse?
Local, hora e data da cerimônia
O vencedor das eleições nos EUA, Donald Trump, tomará posse como presidente em 20 de janeiro de 2025. A cerimônia começa às 12h00 Horário do Leste Americano (19h00, horário de Kiev).
Os eventos deste dia importante para os americanos incluirão:
- serviço matinal na igreja de St. John em frente à Casa Branca;
- encontro com Trump e Biden, bem como seus amigos para um chá na Casa Branca;
- juramento composto;
- discurso de posse de Trump;
- adeus ao presidente Joe Biden e à vice-presidente Kamala Harris;
- assinatura de documentos de transição e foto na sala presidencial do Capitólio;
- jantar de inauguração no Salão das Estátuas do Capitólio;
- desfile militar;
- assinatura dos primeiros decretos presidenciais em Salão Oval;
Conforme a tradição, a cerimônia de inauguração acontecerá nas reuniões de construção do Capitólio, em Washington. A cerimônia foi transferida para um local fechado devido ao clima congelante. Este é o primeiro incidente desde 1985.
O vice-presidente e o presidente farão o juramento de posse na Rotunda do Capitólio, após o qual Trump se juntará aos espectadores que assistirão aos eventos na Capital One Arena, no National Mall. Também haverá um desfile militar lá.
“Abriremos a Capital One Arena na segunda-feira para assistir a este evento histórico ao vivo e ao desfile presidencial. Estarei me juntando à equipe da Capital One depois a tomada de posse”, – referindo-se a Trump.
À noite, o 47º presidente sediará três bailes de posse: o Baile do Comandante em Chefe, o Baile da Liberdade e o Baile Starlight, onde estarão presentes os maiores patrocinadores da campanha presidencial. Espera-se que o novo líder dos EUA atue em todos os três estágios.
Foto: A posse de Trump foi transferida para o meio do edifício do Capitólio (Getty Images)
As medidas de segurança serão reforçadas durante a inauguração. Em Washington, cercas foram erguidas, postos de controle foram instalados, estacionamentos e acessos às estradas principais foram bloqueados. Mais de 20 mil foram recebidos. policiais e militares. A cidade foi declarada zona de exclusão aérea.
As agências policiais dizem que estão realizando eventos desde janeiro de 2021, quando o prédio do Congresso foi invadido, então os preparativos para a posse estão ativos. estão em andamento desde o verão.
À uma hora, várias organizações da sociedade civil anunciaram que realizariam comícios anti-Trump no dia da cerimônia.
Juramento e discurso de posse
De acordo com as regras desgastadas, o primeiro a fazer o juramento foi o recém-eleito vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.
Então o líder americano Donald Trump fez o juramento com as palavras: “Juro solenemente que observarei rigorosamente ambas as línguas do Presidente dos Estados Unidos e nos esforçaremos no mundo para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.”.
Após prestar juramento de posse, o Presidente fará uma proclamação inaugural. De longe, desconhecido, pró-Trump anunciou que a promoção poderia levantar o ânimo dos americanos. “Estes serão os mensageiros da unidade,” – um novo político.
Varto observa que há 8 anos, na hora de sua primeira promoção inaugural, Trump se concentrou nas críticas, descrevendo os Estados Unidos como o país foi construído e prometeu pôr fim à “guerra americana”.
Quem anuncia a posse de Trump
No dia de seu último mandato, o 46º presidente Joe Biden prometeu inaugurar a eleição presidencial junto com sua equipe. Neste caso, Donald Trump em 2021, estando no mesmo papel que Biden agora, ignorou a posse.
Além disso, os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton estarão presentes na cerimônia, mas desistiram de participar do almoço de inauguração.
A ex-primeira-dama Laura Bush, assim como a ex-secretária de Estado e a comitiva da 42ª presidente dos EUA, Hillary Clinton, estarão presentes no Capitólio, mas Michelle Obama não estará na inauguração.
< p dir="ltr" style="text-align: center;">Foto: Cerimônia de posse de Trump conta com a presença de Joe Biden (Getty Images)
Obviamente, nas inaugurações do presidente dos EUA, outros países são representados por diplomatas, não por superiores. Tais regras são totalmente estipuladas pelo protocolo de segurança. Donald Trump, tendo violado a ordem estabelecida, perguntou a vários líderes estaduais.
Xi Jinping, o principal diplomata da China, recebeu um pedido severo. No entanto, o vice-presidente Han Zheng comparecerá à posse de Trump em seu lugar. Como escreveu o Politico, tal decisão da China poderia decepcionar a equipe do novo presidente dos EUA, já que Han Zheng desempenha um papel simbólico na estrutura de poder da China.
Sobre os planos para vir a Washington e pessoalmente cumprimentar Trump em seu retorno à presidência. A cadeira foi eleita pelo líder argentino Javier Milley.
A mídia também informou que o primeiro-ministro da Ucrânia, Viktor Orban, estará na posse, mas foi relatado anteriormente que o aliado europeu mais próximo de Trump falará em Budapeste em 20 de janeiro para promover os resultados da liderança ucraniana na UE.
>
A presença do presidente salvadorenho Nayib Bukele e da primeira-ministra italiana Georgia Meloni é possível. O pedido de Trump foi aceito pela líder da oposição da Geórgia, Salome Zurabishvili.
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou que foi convidado a comparecer à inauguração e planeja devolver o passaporte confiscado para participar da cerimônia.
Washington também contará com a presença de membros do Ministério da Saúde da Índia e do Japão.
Além disso, políticos europeus de baixa extrema direita anunciaram sua participação como convidados da cerimônia. Parece que um dos líderes do partido alemão de extrema direita “Alternativa para a Alemanha” (AfD) estará presente: Tino Khrupalla, o líder eurocético britânico Nigel Farage, o político francês de direita Erik Zemmour.
Além disso, Donald Trump afirmou que gostaria de ver o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na cerimônia, mas não o solicitou oficialmente.
Trump respondeu a perguntas de jornalistas que fizeram perguntas ao líder ucraniano para comparecer à inauguração: “Não, mas se ele quiser vir, eu gostaria que ele estivesse lá. Tenho o poder de não tê-lo convidado agora”.
< p dir="ltr">Aparentemente, as três pessoas mais ricas do planeta serão os convidados de honra. O fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o fundador do mercado Amazon, Jeff Bezos, estarão sentados em uma plataforma especial junto com membros da equipe do novo presidente.
A posse de Trump está planejada para ser celebrada pelo CEO da TikTok, Shaw Ji Chu, pelo CEO do Google, Sundar Pichai, e pelo CEO da OpenAI, Sem Altman.
Outros convidados na cerimônia tradicionalmente incluirão membros da família do novo presidente, membros do Congresso, juízes da Suprema Corte, oficiais militares de alta patente e destinatários da medalha Poshany.
Em determinado momento, vários membros do Partido Democrata no Congresso anunciaram um boicote à posse, quatro anos depois que apoiadores de Trump invadiram o Capitólio durante a certificação dos resultados da eleição.
A cerimônia de posse do 47º presidente dos Estados Unidos não estará completa sem a participação de celebridades. A cantora country Keri Underwood apresentará “America the Beautiful” na inauguração, acompanhada pela Academia Naval dos EUA e pelo Coro das Forças Armadas.
Também estão programados para se apresentar o grupo disco Village People e a ópera cantor Christopher Macchio, que canta o hino nacional.
O que o presidente fará no dia em que tomar posse
Na tarde de 20 de janeiro, Donald Trump prometeu começar a trabalhar. Ele planeja assinar uma série de ordens executivas que não exigem aprovação do Congresso e têm como objetivo anular muitas das decisões do governo Biden.
Espera-se que o presidente assine uma ordem que dará aos agentes de imigração mais liberdade para prender migrantes sem antecedentes criminais.
Trump também pode aprovar ordens para enviar mais tropas para as fronteiras de Estados Unidos e México e para restaurar a construção de um muro na fronteira.
As primeiras iniciativas presidenciais provavelmente terão como objetivo endireitar e aumentar a produção de petróleo. Assim, o novo líder dos EUA fez uma de suas promessas eleitorais, que soou como “tempestade, tempestade, tempestade”.
Trump também pode anunciar perdões para aqueles condenados pelo governo federal por sua participação no cerco ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.
Foto: invasão do Capitólio em setembro de 2021 (Getty Images)
Emoção e milhões de doações para a inauguração < p dir="ltr">Na noite de 20 de janeiro de 2025, haverá diversas festas e shows onde será definida a participação do presidente e da primeira-dama. Esta entrada está financiando o comitê de posse de Trump.
Segundo informações publicadas pelo The New York Times, a equipe republicana teve que arrecadar um recorde de 170 milhões de dólares (durante a primeira posse de Trump, o valor foi de 107 milhões de dólares).
O comitê prometeu aos seus maiores patrocinadores ingressos para eventos importantes da posse, incluindo a cerimônia de posse de Donald Trump e um jantar especial com o presidente e sua equipe. Havia tantos patrocinadores que eles não receberam ingressos VIP.
Significativamente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e o CEO da Uber Technologies, Dara, anunciaram milhões de doações no evento de inauguração. Khosrowshahi (em árabe).
A Ford Motor Company e a General Motors disseram que doariam US$ 1 milhão cada e forneceriam uma frota de veículos para a inauguração. O CEO da Amazon, Jeff Bezos, anunciou que transmitirá a cerimônia no Amazon Prime.
Como escreve o NYT, “a pressa em doar para a posse de Trump mostra o quanto os patrocinadores e as empresas podem tentar ganhar o favor” do futuro líder do país.
O seguinte foi usado na preparação: publicações da Reuters, CNN, NYT , FOX5, The Hill, Politico e o site USA .gov, declaração de Donald Trump em entrevista à NBC News.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBK-Ucrânia do Telegram.