O presidente dos EUA, Donald Trump, se encontrou com representantes da ZMI a bordo de seu Air Force One. Jornalistas perguntaram a ele sobre as negociações para cessar o fogo entre Ucrânia e Rússia, o terceiro mandato, tarifas e Irã.
O RBC-Ucrânia reuniu em seu material as principais declarações de Trump, que são citadas por jornalistas.
Conteúdo
- Sobre Putin e o prazer de parar o fogo
- Sobre Zelensky e o prazer de Kopalin
- Sobre o terceiro mandato presidencial
- Sobre o Irã e o programa nuclear
- Sobre o prazer do TikTok
Sobre Putin e o prazer de parar o fogo
O líder americano disse que ele e sua equipe “fizeram progresso” em direção a um acordo para encerrar os conflitos entre Ucrânia e Rússia.
Um dos jornalistas perguntou a Trump se ele diria que suas relações com o ditador russo Vladimir Putin haviam “chegado ao fundo do poço”.
Ao que Trump respondeu, acrescentando que não acredita que “Putin recuará de sua palavra sobre o término parcial do incêndio”. Ele também disse aos jornalistas que “as coisas acontecem às pessoas, independentemente de elas agradarem ou não”.
Quando perguntado se esse era o prazo para a Rússia cumprir, Trump respondeu que um “prazo psicológico” havia sido estabelecido para a Rússia cumprir o cessar-fogo na Ucrânia.
“É um prazo psicológico. Se eu acho que eles vão prolongar isso, não vou fazer parte disso”, disse Trump.
Na opinião do presidente dos EUA, a Rússia “não está atrasando o processo de paz”, e o ditador russo, em suas palavras, “quer fazer a paz”. Trump disse que “não escuta” as palavras de Putin, que disse “algo sobre Zelensky não cumprir suas promessas” nos últimos dias.
Mas, acrescentando Trump, ele acha que Putin “será gentil”. O chefe da Casa Branca disse que não queria estabelecer fronteiras adicionais para a Rússia. No entanto, ele é obrigado a enviá-los para a Venezuela e todos os países que têm “enganado os EUA todo esse tempo”.
Sobre Zelensky e o prazer de Kopalin
Trump disse que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky estava tentando “sair” do acordo sobre as minas e alertou que então enfrentaria “grandes problemas”.
“Ele está tentando sair do negócio de minerais de terras raras e, se fizer isso, terá problemas, grandes, grandes problemas”, disse Trump aos repórteres.
Ele também acrescentou que Zelensky quer que a Ucrânia seja membro da OTAN, mas isso “nunca acontecerá”, e o presidente da Ucrânia, disse ele, “entende isso”.
Sobre o terceiro mandato presidencial
Jornalistas também perguntaram a Trump o que ele achava de um terceiro mandato presidencial.
“Não quero falar sobre meu terceiro mandato agora. Temos muito tempo. Ainda temos quatro anos… No entanto, há muitos que dizem: “Vocês precisam trabalhar duro.” Eles gostam do que fazemos. Mais importante, do que eles gostam”, explicou o presidente americano.
Nas palavras de Trump, ele e sua equipe tiveram “os melhores 100 dias da história, melhores do que qualquer outro presidente”.
“Estive com algumas pessoas muito importantes hoje, e elas disseram que nunca tinham visto mudanças tão rápidas como agora”, acrescentou.
Sobre o Irã e o programa nuclear
O presidente dos EUA também fez uma nova declaração sobre o Irã. Anteriormente, em uma entrevista à NBC News, ele ameaçou Teerã com “bombardeios imprevistos” se a liderança do país não pudesse ser persuadida a cumprir o programa nuclear iraniano.
Mais tarde, falando com repórteres a bordo do Força Aérea Um, Trump disse que aceitaria uma decisão sobre tarifas secundárias dependendo do que Teerã concordasse.
“Certamente daremos a ele algumas semanas, e se não virmos nenhum progresso, os mandaremos embora. Agora, não os mandaremos embora. Mas, como vocês lembram, eu fiz isso há seis anos, e funcionou muito bem”, ele disse.
Sobre o prazer do TikTok
O chefe da Casa Branca expressou confiança de que o acordo sobre a venda do TikTok ao comprador americano com a empresa chinesa ByteDance será concluído até este sábado.
Conforme relata a Reuters, Trump estabeleceu 5 de abril como prazo para o TikTok encontrar um comprador não chinês — até quando a lei de proteção do TikTok nos EUA deverá ser aplicada.
“Temos muitos clientes em potencial. Há um interesse enorme no TikTok. Gostaria que o TikTok continuasse vivo”, acrescentou Trump.
Lembre-se de que anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, deu uma entrevista à NBC, na qual afirmou estar “muito bravo” com Putin depois que ele duvidou da legitimidade de Zelensky. Ele disse que tais declarações indicam “movimento na direção errada”.
Trump também disse que se a Rússia não fizer acordos de paz com a Ucrânia, os Estados Unidos imporão uma segunda proibição a todo o petróleo fornecido pela Rússia.
Durante a preparação do material, foram utilizadas as seguintes publicações: Fox News, Reuters, The Hill.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.