O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Keir Starmer, chegou em visita oficial à Ucrânia. Ele se encontrará com o presidente Volodymyr Zelensky, e está planejado assinar um acordo para expandir a assistência militar à Ucrânia.
Isso foi relatado pela RBC-Ucrânia com referências ao The Guardian.
Espera-se que o primeiro-ministro britânico discuta com Zelensky quais garantias de segurança a Grã-Bretanha pode oferecer a Kiev, incluindo a possibilidade de tropas britânicas participarem das forças de manutenção da paz do pós-guerra.
“As ambições de Putin “Estamos próximos um do outro e essa parceria levará nossa amizade a um novo patamar”, disse Starmer.
Após a visita, a Ucrânia e a Grã-Bretanha assinarão um acordo de parceria para aprofundar as relações de defesa existentes com a proposta de mais assistência militar a Kiev. As famílias estão preocupadas que, com a chegada de Donald Trump, os EUA possam começar a cortar o apoio à Ucrânia.
O financiamento será direcionado para empresas que apoiam a economia “verde”, bem como para grupos marginalizados de a população, incluindo mulheres e veteranos.
O relatório significa que Starmer pretende anunciar um resgate de £ 40 milhões para a Ucrânia reconstruir sua economia, o que criaria oportunidades para as empresas britânicas.
Esta é uma extensão dos £ 12,8 bilhões em apoio que a Grã-Bretanha já deu Ucrânia, 7,8 mil milhões de libras esterlinas em ajuda militar e apoio contínuo à infra-estrutura energética da Ucrânia.
No entanto, os termos da subvenção anunciou assistência, até agora desconhecida.
Envio de forças de paz para a Ucrânia
Lembramos que em 9 de janeiro, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou uma visita a Kiev do primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Keir Starmer. E ele indicou que durante a reunião será discutido o envio de um contingente de manutenção da paz para a Ucrânia.
Zelensky também relatou que a ideia de enviar forças de paz foi discutida com parceiros dos países bálticos, e também será ser discutido com Starmer.
De acordo com a ZMI, Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron já estão discutindo o envio de suas tropas para participar do contingente de manutenção da paz na Ucrânia.
Termos e importantes notícias sobre leia sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBK-Ucrânia
no Telegram.