A primeira reunião no formato “Rammstein” acontecerá hoje, 9 de janeiro. Representantes do Grupo de Contato sobre as Forças de Defesa da Ucrânia se reunirão na base aérea militar na Alemanha após um intervalo de quatro meses.
Mais informações sobre o que esperar da reunião “Rammstein-25” estão no Artigo do RBC-Ucrânia.
Conteúdo:
- Principais informações sobre a reunião de 9 de janeiro
- O que esperar da reunião “Rammstein-25”< /li>
- Por que a reunião a nível de líderes foi cancelada
- Resultados das reuniões do Rammstein e sua importância para a Ucrânia
Principais informações sobre a reunião de 9 de janeiro
Os aliados da Ucrânia realizarão a próxima reunião do Rammstein na quinta-feira, 9 de janeiro. As negociações offline serão realizadas na base da Força Aérea dos EUA na Alemanha – Ramstein AB.
Esta será a 25ª reunião desde a criação do formato, que foi adiada por quase quatro meses em relação à data previamente planejada.
A reunião do Grupo de Contato sobre Apoio à Defesa da Ucrânia será liderada pelo Departamento de Defesa dos EUA. Secretário Lloyd Austin. Entre os participantes estão representantes militares de mais de 50 países.
“O chefe do Pentágono pediu novamente aos ministros da defesa e altos oficiais militares de todo o mundo para discutir seu apoio contínuo à Ucrânia”, – foi relatado no serviço de imprensa da base aérea sobre as negociações em 9 de janeiro.
Recentemente, um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA discutiu planos para uma reunião com o Ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov. Também no final de dezembro, Lloyd Austin teve uma conversa telefônica sobre o apoio à Ucrânia e ao novo Rammstein com seu colega alemão Boris Pistorius.
Foto: Lloyd Austin, funcionário do Pentágono, apresenta “Rammstein-25” (Getty Images)
É significativo que a reunião de hoje seja a última para representantes do governo do presidente dos EUA, Joe Biden. Acontecerá menos de duas semanas antes da posse de Donald Trump, que em 2020 apresentará sua equipe e, consequentemente, o novo chefe do Pentágono.
Foi anunciado anteriormente que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participe.
O que esperar do encontro “Rammstein-25”
Hoje, os membros do Rammstein estão focados em apoiar a Ucrânia na luta contra a agressão russa agora e no futuro. Segundo Zelensky, uma delas será a transferência de sistemas de defesa anti-incêndio. Além disso, o lado ucraniano está se preparando para tomar medidas contra aeronaves e ataques aéreos russos.
O Pentágono emitiu uma declaração ontem chamando a reunião de 9 de janeiro de significativa. E também afirma que apresentará um plano para a defesa da Ucrânia para apoiar forças de defesa confiáveis até 2027.
Zokrema, os líderes de 8 coalizões elaborarão roteiros com as necessidades e objetivos da Ucrânia nas áreas de forças militares e aéreas, veículos blindados, artilharia, câmbio, veículos aéreos não tripulados, defesa aérea e defesa antimísseis, tecnologia da informação e segurança marítima.
“Esses roteiros têm como objetivo permitir que os doadores planejem e apoiem a Ucrânia no futuro”, explicou o Pentágono.
A atual chefe da missão da Ucrânia na OTAN, Natalia Galibarenko, disse que espera resultados práticos porque, em sua opinião, o governo de Washington tem algo a oferecer a Kiev. Significativamente, a Aliança do Atlântico Norte começou recentemente a coordenar a assistência militar.
Também é esperado que hoje os EUA anunciem um pacote significativo de assistência militar. Este será o pacote final do governo Biden. A ajuda será retirada dos estoques existentes do Exército dos EUA e a Ucrânia deve recebê-la até 20 de janeiro.
O conteúdo do pacote é desconhecido. Em suma, de acordo com fontes da AP, Washington não conseguirá gastar o superávit — mais de US$ 4 bilhões alocados pelo Congresso em 2024. A Ucrânia pode receber um pacote no valor de 500 milhões.
Por que a reunião dos líderes foi aprovada?
“Rammstein-25” pode ocorrer em 12 de outubro de 2024. Foi planejado que, além de oficiais militares, cerca de 20 líderes estariam presentes, liderados por Biden.
A delegação ucraniana poderia ser acompanhada por Volodymyr Zelensky. Depois ele disse que no Rammstein ele apresentaria um “plano de vitória” a todos os parceiros.
No entanto, a reunião teve que ser adiada devido ao furacão Milton nos Estados Unidos. Joe Biden cancelou sua viagem à Alemanha.
A Casa Branca inicialmente considerou opções para realizar um show do Rammstein com Biden online. A data foi adiada novamente devido às eleições presidenciais dos EUA.
Os resultados das reuniões do Rammstein e sua importância para a Ucrânia
O Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia (UDCG) foi criado em resposta às iniciativas dos EUA para impedir uma invasão em larga escala da Federação Russa. A primeira reunião ocorreu em 26 de abril de 2022 na base aérea dos EUA “Ramstein”, na Alemanha, e o nome do formato foi anunciado.
Cerca de 50 países, incluindo membros da OTAN e estados neutros, juntou-se à UDCG. Eles se uniram para coordenar e acelerar a assistência militar à Ucrânia em sua luta contra os ocupantes russos.
Durante os dois anos e meio desde que o formato foi estabelecido, 24 reuniões foram realizadas, como resultado das quais as Forças de Defesa Ucranianas foram fortalecidas com armas modernas. Os aliados formaram importantes coligações para fornecer à Ucrânia artilharia, tanques, sistemas de defesa aérea, mísseis F-16, drones, equipamentos para troca, etc.
O próximo encontro com “Rammstein” ocorrerá em Alemanha em 6 de setembro de 2024. Pela primeira vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compareceu pessoalmente. O líder do estado pediu aos parceiros que desbloqueiem o fornecimento de mísseis de longo alcance e forneçam sistemas adicionais de defesa antiaérea.
Foto: Volodymyr Zelensky durante a reunião de Ramstein (president.gov.ua)
Após os resultados de Ramstein-24, os aliados anunciaram a entrega de sistemas adicionais de defesa aérea, munições, mísseis e obuses , e treinamento e equipamento de pilotos para o F-16, etc.
- Os EUA anunciaram um pacote de ajuda de US$ 250 milhões (mísseis para sistemas de defesa aérea, munição para sistemas de mísseis e artilharia, veículos blindados e anti – armas de tanque);
- A Alemanha anunciou a transferência de 12 obuses Panzerhaubitze 2000, 77 tanques de batalha Leopard 1A5, 17 sistemas IRIS-T de médio e curto alcance;
- Grã-Bretanha – sobre a entrega de 650 mísseis leves de múltiplos alcances;
- Canadá – sobre o treinamento de pilotos ucranianos no F-16 e a transferência de equipamentos para bases aéreas e frota ucranianas;
- Países Baixos – sobre a transferência de equipamento para a manutenção de mísseis antiaéreos F-16 e mísseis antiaéreos adicionais para o F-16;
- Espanha – sobre a transferência de uma bateria antiaérea HAWK de seis lançadores.
li>
Prevemos que em meados de novembro de 2024, a Ucrânia recebeu permissão dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França para usar mísseis de longo alcance, como Storm Shadow e ATACMS, para ataques no território Rússia.
Na preparação do texto foram utilizados: publicações da Radio Liberty, EUA. Departamento de Defesa, site da Casa Branca, postagens no canal Telegram do Ministério da Defesa da Ucrânia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.