Ícone do site infromoz.com

Recursos em troca de apoio. Quais são os metais de terras raras que Trump quer obter da Ucrânia?

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou interesse em extrair metais de terras raras da Ucrânia em troca de mais apoio guerras com a Federação Russa. A importância estratégica desses recursos naturais também foi mencionada em um dos pontos do “plano de vitória” do presidente Volodymyr Zelensky.

Mais informações sobre metais de terras raras e por que Trump quer obtê-los estão no RBC-Ucrânia artigo.

Conteúdo:

O que é? metais de terras raras e quais estão na Ucrânia

Metais de terras raras são um grupo de elementos químicos (escândio, iônio e lantanídeos) com propriedades físicas e químicas únicas. Isso os torna importantes em muitos campos de alta tecnologia, como eletrônica, energia verde, medicina e óptica.

Por exemplo, elementos de terras raras são usados ​​na produção de smartphones, computadores, equipamentos para tomógrafos, lasers, para a criação de ligas cerebrais e leves, etc.

A Ucrânia possui reservas desses metais raros, como:

A Ucrânia também possui reservas de outros minerais essenciais: manganês, ferro, ouro, chumbo, zinco, cobalto, níquel, cobre, zircônio, etc.

Urânio, titânio e grafite são produzidos na Ucrânia há muito tempo, mas as perspectivas para o futuro ainda estão na fase de “negociação”. Há também a necessidade de mais estudos geológicos dos depósitos.

Mais informações sobre as reservas de cobre que a Ucrânia tem e se esse potencial pode ser explorado podem ser encontradas no artigo “Trilhões no solo. Por quê Zakhid não investe em reservas de verão, titânio e urânio na Ucrânia”.

Significativamente, o líder mundial na produção e processamento de metais de terras raras é a China.

Metais de terras raras em troca de ajuda dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou interesse em extrair metais de terras raras da Ucrânia em troca de apoio contínuo em uma guerra em grande escala com a Rússia.

O chefe da Casa Branca observou que a Ucrânia tem recursos valiosos que poderiam ser usados para garantir os interesses americanos na indústria moderna de alta tecnologia, informou a AP News.

Trump encorajou os Estados Unidos a fornecerem à Ucrânia mais ajuda militar e econômica do que seus aliados europeus, e expressou a intenção de negociar um acordo que garantiria acesso aos metais de terras raras ucranianos. Ele acredita que tal acordo pode se tornar a base para o apoio contínuo dos EUA na guerra com a Rússia.

“Estamos falando com eles (Ucrânia e Federação Russa, – ed.) agora mesmo, estamos trabalhando em acordos para que tenhamos garantias e outras coisas. Estamos dizendo à Ucrânia que eles tem razão metais preciosos de terras raras”, disse Trump.

Um dos pontos do “plano de vitória”

O presidente Volodymyr Zelensky falou alto sobre a importância estratégica dos metais de terras raras na Ucrânia durante a apresentação de seu “plano de vitória” no outono passado. Ele também pediu que seus aliados dos Estados Unidos e da Europa fizessem concessões em relação ao investimento e à proteção de metais preciosos.

O chefe de Estado declarou que a Ucrânia tem recursos naturais, incluindo metais essenciais, no valor de trilhões de dólares americanos. São urânio, titânio, ferro, grafite e outros recursos estrategicamente valiosos que fortalecerão a Rússia e seus aliados, ou a Ucrânia e o mundo democrático na competição global.

Zelensky enfatizou que a perda de recursos essenciais na Ucrânia, juntamente com o potencial globalmente importante da Ucrânia na produção de energia e alimentos, estão entre os principais objetivos estrangeiros da Rússia na guerra.

“A Ucrânia propõe aos Estados Unidos, juntamente com os parceiros designados, especialmente a União Europeia, da qual a Ucrânia fará parte, e com outros parceiros no mundo, fazer um acordo especial para a proteção conjunta dos recursos críticos existentes na Ucrânia, investimento conjunto e o desenvolvimento do potencial econômico correspondente. Isto também é – o mundo se tornará mais forte. Força econômica”, enfatizou Zelensky.

O Presidente expressou a opinião de que tal tratado complementaria e fortaleceria organicamente o sistema existente pressão económica sobre a Rússia, e em si mesma – todas as sanções existentes contra a Federação Russa, limitação dos preços do petróleo, limitação das exportações da Federação Russa e outros tipos de pressão.

Como o Financial Times escreveu anteriormente, o O objetivo do “plano de vitória” sobre metais de terras raras era “direcionado” a Trump.

A deputada Evgeniya Kravchuk explicou em um comentário no canal do YouTube RBC-Ucrânia que o líder dos EUA poderia ter chegado a esse ponto devido à competição com a China. À medida que a Rússia assume o controle dos territórios ucranianos, a China terá acesso às reservas do país. E no caso de Trump, a China é considerada o “maior inimigo” dos Estados Unidos.

Foram utilizados na preparação: publicações da AP News, Financial Times, o texto do “plano de vitória ” apresentado por Volodymyr Zelensky na Verkhovna Rada, e dados da Wikipedia.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile