Exatamente três anos atrás, no 2º trimestre de 2022, a região de Kiev foi completamente libertada das tropas russas. Esta foi a principal razão para os primeiros meses da guerra em grande escala, que frustrou os planos dos ocupantes. As forças blindadas da Ucrânia estavam perto da capital e pressionaram fortemente o inimigo.
O RBC-Ucrânia nos materiais abaixo relembra os principais fatos sobre a batalha pela região de Kiev.
Conteúdo:
- Atropelar o percurso
- O ponto de viragem da batalha por Kiev
- Legados da ocupação
Atropelar o percurso
A região de Kiev, como “porta de entrada para a capital”, foi uma das principais direções da ofensiva militar russa no início de uma invasão em larga escala. Até os ocupantes tentaram capturar Kiev “em três dias” e esmagar a Ucrânia até o ponto da capitulação.
24 ferozes para o kiyan começaram com os sons de vibukhs. O inimigo atacou com mísseis as posições do PPO ucraniano, campos de aviação, instalações militares e armazéns.
Naquela mesma hora, as forças russas mais poderosas invadiram da Bielorrússia até a zona de Chornobyl em duas colunas: através de Chornobyl e através da vila de Poliske. Após o enterro da Usina Nuclear de Chernobyl, o fedor continuou a cair até Ivankov. No caminho para a aldeia, parte das forças destruiu o Dnieper através de Sukholuchcha, enquanto outras foram direto para Ivankiv.
Além disso, os ocupantes planejavam abrir rapidamente o aeroporto perto de Gostomel para um pouso, cortar as rotas principais (Varsóvia, Zhitomir) e avançar até Fastov. A parte que falta é controlar os territórios ocupados, a solução é invadir Kiev.
O inimigo avançou imediatamente da Rússia através das regiões de Chernihiv e Sumy, com a intenção de tomar a capital na área de Brovary e Boryspil. Perto de Kiev, havia planos para enterrar objetos estratégicos e liquidar a segurança do estado. A Federação Russa finalmente considerou a possibilidade de desembarcar tropas no centro da capital ucraniana.
Lutando em Gostomel
O campo de aviação Antonov, perto de Gostomel, é de importância estratégica para os russos. Em 24 de novembro, eles planejaram desembarcar uma força de assalto com equipamento militar. Perto de Kiev, 18 aviões de transporte Il-76 de Pskov caíram.
Perto da 11ª manhã, Gostomel foi atacada por helicópteros militares dos ocupantes. Mais de 40 helicópteros Ka-52 “Aligator”, Mi-24, Mi-28 pairavam sob a cobertura do Su-25.
Naquela época, Gostomel estava sendo sequestrado por membros da Guarda Nacional. O fedor foi recebido pelo inimigo, que perdeu 6 helicópteros russos. A munição e o equipamento de defesa antiaérea acabaram, então os caças recuaram.
Após 12 anos de batalha, os russos ainda ocupavam o campo de aviação, mas as tropas ucranianas, pouco antes da hora de sua chegada, foram pegas pela neblina de pouso, então os ocupantes não conseguiram pousar seus Il-76.
Durante os combates em Gostomel, os russos capturaram uma das maiores aeronaves ucranianas do mundo, o AN-225 “Mriya”.
Foto: quartos do apartamento Mriya em Gostomel (Vitaly Nosach, RBC-Ucrânia)
Após o fracasso de “Antonov”, os ocupantes começaram a querer tomar o campo de aviação militar perto de Vasilkov. Na manhã de 26 e 27 de fevereiro, várias vezes houve a tentativa de desembarcar tropas, mas os soldados ucranianos repeliram os ataques com sucesso. Durante o ataque do dia 27, a munição detonou, o que destruiu o Storm e o tornou inutilizável para aeronaves de transporte russas.
Ofensiva terrestre
De repente, devido aos ataques tempestuosos, o inimigo entrou em colapso com rotas terrestres ao longo das margens esquerda e direita do Dnieper, mas o avanço não ocorreu conforme o planejado.
Na margem esquerda, quando tentaram chegar a Brovary, os ocupantes foram envolvidos em batalhas em Chernihiv e Sumshchyna. Na vila de Skibin, perto do distrito de Brovary, os militares ucranianos assumiram a emboscada e até derrotaram um regimento de tanques inteiro. Os ocupantes se concentraram em muitas aldeias, mas não conseguiram passar.
Na margem direita da região de Kiev, após uma operação recente no aeroporto de Gostomel, os russos ainda ocuparam a vila. O fedor também se espalhou por outros assentamentos próximos à parte baixa da região.
Até 27 de fevereiro, já há escassez de fogo, alimentos e munição. Na Bielorrússia, uma coluna de reservas foi destruída por um posto que se estendia pelo cordão de isolamento por dezenas de quilômetros, tornando-se alvo da artilharia ucraniana e dos drones de ataque Bayraktar.
No início da guerra houve batalhas em Buchi e Irpen, Vorzel, Makarov. Dezenas de unidades de equipamento militar foram perdidas. Um papel significativo na defesa da cidade foi desempenhado pela defesa militar e pelos voluntários da cidade.
Foto: Irpin em Berezny 2022 (GettyImages)
Pontes de condução e remo
Para abrir estradas para Kiev para os russos, a ZSU garantiu o local do outro lado do Rio Irpin, ao lado da vila de Romanivka, bem como o local perto da Estação, ao lado da rodovia Zhytomyr.
A inundação do rio também ajudou os militares ucranianos em um momento crítico da operação de defesa. No dia 26, o comando ucraniano realizou controles nas águas correntes do reservatório de Kiev, perto de Kozarovychi.
Pouca água fluía para o Rio Irpin, mas se não houvesse água suficiente, outra comporta da barragem era aberta em duas ZSUs separadas. Depois disso, o fluxo de água no rio começou a aumentar, inundando a área e destruindo os russos, e o abastecimento foi interrompido.
O ponto de viragem da batalha por Kiev
No início da guerra, os russos tentavam invadir Kiev, também pela vila de Moshchun. A estrada para a capital passava por Pushcha-Voditsa ou por Vishgorod. As tropas ucranianas mantinham suas defesas, mas a situação piorava dia após dia, deixando o inimigo com cada vez mais forças.
O comandante-chefe da ZSU, Oleksandr Sirsky, que na época comandava as Forças Terrestres e executou a operação em Kiev, descreveu o momento mais ameaçador quando os ocupantes tomaram a cabeça de ponte de Bil Moshchun no 5º dia da invasão em larga escala.
“A vila ali é muito perigosa. O menor ponto fica bem em Kiev, o que garante acesso até a Praça Shevchenko e a entrada do lugar”, explicou Sirsky.
Em suas palavras, a situação estava rapidamente se tornando crítica e havia reservas sobrando. “Ao custo de esforços incríveis, a situação foi revertida. A situação mudou para nossa vantagem, e o inimigo não conseguiu passar”, disse Sirsky.
Foto: ruínas em Moshchuni (GettyImages)
No momento crítico, a enchente do Rio Irpin também contribuiu para o remo. Para Bilya Moshchun, a água transbordou mais de dois quilômetros. A tecnologia dos russos carregou as mercadorias no pântano. A logística e a entrega de mercadorias e bens através do rio se tornaram uma questão urgente para os ocupantes.
Depois de Moshchun, os ocupantes tentaram lançar outro ataque na área de Irpin para invadir a ponte na rodovia de Varsóvia para a capital. Entretanto, perto de 20 de fevereiro, tropas ucranianas adicionais chegaram a Irpen para lançar uma contra-ofensiva. Durante vários dias houve batalhas pelo distrito do couro e pela rua.
No século 28, Irpin foi libertada, no 31º trimestre, Buchu e Gostomel foram libertadas, e no 2º trimestre, os militares russos privaram completamente a região de Kiev.
Segundo Oleksandr Sirsky, o sucesso da operação em Kiev foi o momento de uma virada radical na guerra russo-ucraniana.
“Ela mesma mostrou no que confiaremos – e trabalharemos com todo o esforço e maestria. Entendemos que este é apenas um pequeno episódio da batalha oculta pela Ucrânia, mas não um episódio muito importante” – significando vin.
O Comandante-em-Chefe também declarou que, graças à defesa bem-sucedida de Kiev, os líderes mundiais acreditaram na força do povo ucraniano e na capacidade do exército ucraniano e se tornaram muito mais ativos em ajudar com equipamentos, equipamentos militares e tudo o mais necessário.
Legados da ocupação
A ocupação da região de Kiev durou mais de um mês. Durante essa hora, Bucha, Irpin e Borodyanka foram as que mais sofreram. Após a libertação desses lugares, centenas de civis mortos, valas comuns e casas em ruínas foram descobertas.
Na Rua Yablunsky, perto de Bucha, dezenas de corpos foram encontrados com vestígios de carnificina. Quase 1.400 civis morreram em Zagalom, perto da região de Kiev, dos quais 714 foram mortos.
Autoridades policiais registraram mais de 9 mil crimes militares cometidos pelos ocupantes. A tragédia de Buchansk se tornou um símbolo do terrorismo russo.
Na primavera de 2022, o presidente Volodymyr Zelensky ergueu a placa honorária “Lugar do Herói” em 10 assentamentos da Ucrânia, já que desde o primeiro dia da invasão em larga escala, os ocupantes russos foram apoiados. Zokrema, cujo status foi tirado por Bucha, Irpin, Gostomel.
Durante a preparação, foram utilizados os seguintes materiais: publicações do serviço de imprensa das Forças Terrestres Ucranianas, do Estado-Maior da ZSU, informações no portal do Instituto Ucraniano de Memória Nacional.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.