Ícone do site infromoz.com

Rússia ataca Izyum, Zelensky pede que Ucrânia adquira armas nucleares: notícias de 4 de fevereiro

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que está pronto para negociar com o ditador russo Volodymyr Putin. E o exército russo lançou um ataque balístico à cidade de Izyum, na região de Kharkiv.

Mais detalhes sobre o que aconteceu na terça-feira, 4 de fevereiro – no material da RBC-Ucrânia.

Guerra da Rússia contra a Ucrânia: as últimas notícias

Scholz condenou o plano “histórico” de Trump de vincular a ajuda à Ucrânia ao acesso ao valioso petróleo bruto.

Os minerais que Trump disse querer receber “deveriam ser usados ​​para financiar tudo o que será necessário depois da guerra”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz.

Em suas palavras, “seria muito egoísta e egocêntrico” usar o dinheiro agora para financiar suporte de defesa.

Serviço de Inteligência da Coreia do Norte confirma retirada das tropas da RPDC da região de Kursk

A Yonhap relata que o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Norte confirmou que as tropas da RPDC enviadas à região de Kursk para apoiar os russos não participaram de operações de combate desde meados de janeiro. A razão óbvia para tais ações são os altos custos.

Segundo estimativas, a Coreia do Norte enviou cerca de 11.000 militares para apoiar a Rússia em sua guerra contra a Ucrânia. Destes, 300 foram mortos e cerca de 2.700 ficaram feridos.

Os russos deixaram algumas de suas posições avançadas na área de Kupyansk

Isso foi relatado pelo Comando de Operações Especiais de Khortytsia. Segundo informações das tropas, em decorrência do ataque de fogo ativo das Forças de Defesa, o inimigo foi forçado a abandonar suas posições avançadas perto de um dos assentamentos. Aparentemente, de acordo com a inteligência ucraniana, o comando do exército de ocupação, ameaçando com execução, está tentando devolver o armazém especial às suas posições.

Nessa direção, o inimigo realizou, sem sucesso, operações ofensivas nas áreas de Petropavlivka, Novaya Kruglyakivka e Zagrizove.

A Rússia atingiu Izyum com mísseis: muitos ficaram feridos e mortos

De acordo com o chefe do Kharkiv OVA Oleh Sinyegubov, o número de vítimas é de 38 pessoas, incluindo três crianças, o número de vítimas como resultado do ataque com mísseis russos aumentou (dados sendo esclarecidos). 5 pessoas morreram.

Enquanto isso, o chefe do MBA, Valeriy Marchenko, relatou que o ataque causou muitos danos.

Markarova sobre a declaração de Kellogg sobre as eleições na Ucrânia: esta questão não foi discutida

Outro dia, o representante especial de Trump para a Ucrânia e a Rússia, Keith Kellogg, declarou que os Estados Unidos querem realizar eleições na Ucrânia a menos que haja um cessar-fogo com a Rússia.

“Quando esta questão foi teoricamente discutida, em 2023-24, nossa posição era que exigiria a conclusão de operações militares. Durante a guerra, não seremos capazes de fornecer acesso total à votação e à candidatura”, disse a embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova.

“Estamos ansiosos pelos produtores de vinho franceses.” Zelenskyy falou sobre o desenvolvimento da Força Aérea

O presidente Volodymyr Zelenskyy lembrou que a Ucrânia mudou para o F-16, e esta foi uma das maiores transições para um novo tipo de aeronave entre todos os países.

“Também estamos esperando aeronaves francesas em nossos céus, o que, sob a liderança de pilotos ucranianos, necessariamente fortalecerá nossa defesa”, disse o chefe de estado.

O Parlamento Europeu anunciou um progresso significativo na criação de um tribunal especial para a Rússia

“Hoje testemunhamos um progresso importante, que terá um impacto significativo no povo da Ucrânia para as próximas gerações. No entanto, o trabalho importante apenas começou. Não pararemos até que a Rússia assuma total responsabilidade e a justiça prevaleça”, disse Alain Berset, Secretário-Geral para a Europa.

Zelensky declarou sua prontidão para sentar-se em frente a Putin na mesa de negociações

De acordo com Zelensky, ele está pronto para isso se esta for a única opção para a qual podemos trazer a paz cidadãos da Ucrânia e não perder pessoas.

Na região de Donetsk, foi anunciada a evacuação obrigatória de crianças de 12 assentamentos, – OVA

“Foi tomada a decisão de realizar a evacuação obrigatória pela OVA de crianças com seus pais ou pessoas que os substituam, ou outros representantes legais de 12 assentamentos da comunidade Shakhiv para regiões seguras”, – relatou o chefe da OVA de Donetsk, Vadym Filashkin.

Termos e importantes Leia notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile