Hoje, os franceses no Mar Negro avistaram dois porta-mísseis russos Kalibr, que podem lançar até 8 mísseis de cruzeiro. Apenas uma embarcação desse tipo havia sido registrada antes.
O RBC-Ucrânia relata isso, entrando em contato com as Forças Armadas Ucranianas pelo Telegram.
O departamento militar informou que o grupo naval inimigo no Mar Negro poderia lançar uma salva de até 8 mísseis Kalibr em um ataque.
A Marinha também informou que não havia navios inimigos no Mar de Azov no sábado, 28 de março.
Além disso, no sábado, quatro navios russos foram avistados no Mar Mediterrâneo, três dos quais carregavam mísseis Kalibr e dispararam uma salva de até 26 mísseis de cruzeiro.
Conforme relatado pela Marinha Ucraniana, no interesse da Rússia, a passagem do Estreito de Kerch foi realizada:
- para o Mar Negro – 2 navios, nenhum deles continuou sua viagem diretamente para o canal do Bósforo,
- para o Mar de Azov – 12 navios, dos quais 5 navios caíram dos canais do Bósforo.
“A Federação Russa continua a violar a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar de 1974 (SOLAS), eliminando os sistemas de identificação automática”, acrescentou o departamento militar ucraniano.
Lembramos que outro dia o operador do MZS, Georgy Tikhyi, observou que o acordo de cessar-fogo entre a Federação Russa e a Ucrânia no Mar Negro diz respeito à navegação civil e aos portos. No entanto, isso não se estende aos navios militares russos.
Em 26 de março, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Rússia quer assumir o controle do corredor alimentar no Mar Negro. No entanto, ela não poderá fazer isso, acrescentou o chefe de Estado.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.