Ícone do site infromoz.com

Russos atiraram em seis soldados ucranianos, investigação é iniciada

Um vídeo de terroristas russos atirando em prisioneiros militares ucranianos desarmados está se espalhando pela internet. A ausência de responsabilização transforma os crimes do inimigo em sistematicidade.

RBK-Ucrânia relata isso com referências ao canal Telegram do representante da Verkhovna Rada para os direitos humanos, Dmytro Lubinets.

Como Lubinets diz, no vídeo russos Seis soldados ucranianos foram baleados e capturados. O destino do lutador é desconhecido, já que o vídeo foi cortado.

“A execução de cada um dos capturados é realizada na frente dos outros irmãos. Durante isso, os ocupantes ordenam que eles “deitem e fechem a boca”, e o “operador” anuncia o crime “Um é meu”, e é é imediatamente visto que ele dispara uma bala baixa nas costas de um “dos soldados capturados”, escreve Lubinets.

O Provedor de Justiça acrescentou que os ocupantes russos nunca se orgulharam do bom tratamento dispensado às tropas capturadas e demonstraram recentemente sua imprudência e maldade.

“Ontem enviei informações sobre esse crime para a ONU e o ICCH. Esse fato deve ser registrado! A falta de responsabilidade transformou o crime em um sistema”, acrescentou.

Investigação iniciada

Conforme relata o Gabinete do Procurador-Geral, uma investigação pré-julgamento foi iniciada sobre o tiroteio de prisioneiros militares ucranianos na região de Donetsk.

De acordo com dados anteriores, durante o ataque às posições dos soldados ucranianos, os terroristas capturaram seis combatentes e atiraram neles à distância.

“Investigações estão sendo realizadas visando apurar todas as circunstâncias do crime e os indivíduos envolvidos em sua execução”, acrescentou a Procuradoria-Geral da República.

Crimes militares da Rússia

A Rússia cometeu inúmeros crimes militares durante a guerra contra a Ucrânia. Entre eles estão assassinatos em massa de civis, bombardeios de áreas residenciais, hospitais, escolas e outras infraestruturas civis. As mais ressonantes foram as atrocidades em Bucha, Irpen, Mariupol e outras cidades, onde se registaram tiroteios, espancamentos e violência contra a população civil.

Recentemente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião sobre os crimes da Rússia contra militares e civis ucranianos.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia em Telegrama

Sair da versão mobile