Ícone do site infromoz.com

SBU revela detalhes sobre tropas da RPDC capturadas pelas Forças Armadas Ucranianas na região de Kursk (vídeo)

As forças de defesa capturaram as primeiras forças militares da RPDC na região de Kursk. Autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei revelaram detalhes sobre eles.

RBC-Ucrânia relata isso por meio de comunicações à SBU.

“Há dois oficiais militares da República da Coreia, um dos quais foi enterrado por soldados há 9 dias grupo tático nº 84 SSO, e o outro – pára-quedistas das Forças Armadas da Ucrânia”, disse a testemunha.

Imediatamente após a captura dos cativos, os estrangeiros receberam todos os cuidados médicos necessários, conforme previsto na Convenção de Genebra.

O que se sabe sobre os cativos coreanos

No momento da captura, um dos estrangeiros tinha consigo um recibo militar da Federação Russa, emitido em nome de outra pessoa com registo na República de Tuva da Federação Russa.

Na altura , a unidade militar da RPDC, na qual o recibo foi encontrado, foi encontrada, declararam funcionários do SBU que viram este documento na Rússia no outono de 2024. Então, em suas palavras, parte das unidades militares da Coreia do Norte lutaram com grupos de russos por uma semana.

Ele mesmo declarou que nasceu em 2005, assumiu a profissão de atirador e serviu nas forças armadas na Coreia do Norte desde 2021. Vale ressaltar que o prisioneiro, assim como os militares russos no início de uma invasão em grande escala, estão afirmando que foram para treinamento, e não para a guerra contra a Ucrânia.

Outro oficial militar confirmou o depoimento de seu “parceiro”. Ele deu parte de suas respostas às perguntas por escrito, porque sua fissura estava machucada. De acordo com dados anteriores, ele nasceu em 1999 e serve no exército da RPDC desde 2016 como oficial de reconhecimento e atirador de elite. Ele estava sempre sem documentos.

Capturado da RPDC já em Kiev

Eles foram entregues a Kiev para conduzir visitas investigativas iniciais. Eles são mantidos em condições adequadas que correspondem às exigências do direito internacional.

Os prisioneiros não falam ucraniano, inglês ou russo, e a comunicação com eles é realizada por meio de tradutores da língua coreana em cooperação com o serviço de inteligência da RPC.

O SBU é obrigado a conduzir as etapas investigativas necessárias para estabelecer todas as circunstâncias da participação das tropas da RPDC na guerra russa contra a Ucrânia. A investigação está sendo conduzida pela Diretoria Processual do Gabinete do Procurador-Geral, nos termos do art. 437 do Código Penal da Ucrânia (planejamento, preparação, início e condução de guerra agressiva).

Conforme relatado, as Forças Armadas da Ucrânia capturaram duas tropas da RPDC na região de Kursk. Não foi fácil fazer isso, porque os russos e outras tropas da Coreia do Norte estão acabando com seus feridos e fazendo de tudo para garantir que não haja evidências da participação da RPDC na guerra contra a Ucrânia.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia nos canais RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile