O chanceler alemão Olaf Scholz expressou solidariedade ao Canadá, apoiando o país em seu impasse com Donald Trump sobre suas baixas tarifas e o anúncio de que o Canadá deveria se tornar um novo estado dos EUA.

O RBC-Ucrânia relata isso com referências à Bloomberg.

“O Canadá não é um estado federal de nenhum tipo. O Canadá é um país orgulhoso e independente. O Canadá tem amigos em todo o mundo – e especialmente muitos aqui na Alemanha e na Europa… Estamos do seu lado”, disse Scholz na cerimônia.

É significativo que Trump tenha anunciado a introdução de um imposto de 25% sobre carros e autopeças importados, o que o primeiro-ministro canadense Mark Carney chamou de “ataque direto”.

O primeiro-ministro canadense acrescentou que a medida prejudicaria o acordo comercial entre os Estados Unidos, México e Canadá, conhecido como USMCA, que Trump negociou durante seu primeiro mandato como substituição ao pacto anterior.

Citando preocupações mais amplas sobre a política dos EUA, Scholz criticou as tarifas que o governo Trump planeja impor à Europa, dizendo que qualquer medida desse tipo causaria reação negativa e prejudicaria a posição de ambos os lados.

“É por isso que digo aos EUA: a cooperação é limitada ao objetivo da Europa. Mas se os EUA não nos privarem de uma escolha, como no caso das tarifas sobre aço e alumínio, nós, como União Europeia, responderemos como um todo”, concluiu Scholz.

Como sabemos, nos últimos dias soube-se que o presidente dos EUA, Donald Trump, está pedindo que seus altos funcionários tomem medidas mais decisivas em relação à política tarifária, que será anunciada em 2 de abril.

Também escrevemos que, após as reuniões sobre automóveis, o primeiro-ministro canadense Mark Carney declarou que os EUA não são mais um parceiro confiável. Ele acrescentou que seu país em breve terá que adotar um comércio mais ativo com outros países.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *