A Mita, anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, não está listada apenas como parceira comercial. Nas perspectivas de médio e longo prazo, a economia dos Estados Unidos estará “negativa”.

O economista ucraniano e principal conselheiro do presidente, Oleg Ustenko, disse isso em um comentário ao RBC-Ucrânia.

“Os EUA são uma economia gigante, e está claro que, quaisquer que sejam as trocas comerciais que eles conduzam, eles competem com todas as contrapartes, que, independentemente do fato, lidam diretamente com os Estados Unidos indiretamente. E nos próprios Estados Unidos, a troca levará a um aumento nos preços no mercado doméstico”, disse ele.

Em suas palavras, o aumento dos preços levará à inflação, o que pode afetar a renda real da população.

Esta é uma reação consistente dos países de que eles interromperão o comércio internacional e arruinarão a situação em seus próprios países. “Eles não serão capazes de substituir bens na perspectiva de curto e médio prazo e enfrentarão um aperto inflacionário na economia americana”, disse Ustenko.

Além disso, o cálculo é baseado no nível muito baixo de outros parâmetros. “Se a inflação aumenta em você, e a inflação é esperada, então não é possível perceber que a economia crescerá da mesma forma que cresceu. Mudanças potenciais no crescimento na perspectiva de curto e médio prazo podem levar a problemas de natureza financeira, problemas com o orçamento, com programas sociais”, disse Ustenko.

O economista não consegue acreditar que Trump não entenda os perigos de impedir abordagens tão duras. É por isso que esperamos que os Estados Unidos estejam constantemente adotando táticas vicoristas para alcançar o resultado desejado. “Você pode continuar a usar a política tarifária como uma carta que é retirada do baralho no momento certo para alcançar os resultados políticos e geopolíticos necessários”, acrescentou Ustenko.

O melhor resultado econômico para Trump continua sendo o mesmo: equilibrar o comércio exterior no nível ideal. A prontidão dos Estados Unidos em negociar alimentos com parceiros confirma que a situação pode se estabilizar em um futuro próximo e não levará a uma deformação séria do comércio internacional mundial.

Leia mais no artigo do RBC-Ucrânia “Economic “Catastrophe”. How Trump’s trade war is affecting light markets.”

É provável que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha anunciado a introdução de uma tarifa básica sobre importações de 10%, bem como a introdução de uma rica mitigação para vários parceiros comerciais, especialmente na Ásia.

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *