Ícone do site infromoz.com

Tornou-se conhecido como o nível de utilização e procura dos serviços electrónicos estatais mudou ao longo do ano

Os ucranianos reduziram um pouco o nível de uso de serviços eletrônicos. A maioria dos entrevistados (67%) afirma que não há necessidade urgente.

Isso foi relatado pelo RBC-Ucrânia com referência ao comentário da chefe do comitê da Verkhovna Rada sobre administração pública, autogoverno local, desenvolvimento regional e desenvolvimento urbano, membro do partido Servo do Povo, Olena Shulyak, comentando o relatório analítico “Pensamentos e opiniões da população da Ucrânia sobre serviços eletrônicos públicos em 2024” do KMIS.

Hoje em dia existe uma grande procura pelo avanço da tecnologia digital entre as comunidades e autoridades locais centrais. Zokrem, o seguro médico obrigatório pede o auxílio de especialistas especializados na área para organizar a proteção de dados contra ataques cibernéticos.

Ela observou que em 2023, 64% da população informou sobre o uso de serviços eletrônicos de servidores públicos. Ao mesmo tempo, no grupo anterior, havia apenas 55% desses entrevistados. O maior número de entrevistados relatou sobre a campanha “Diya” – 42%.

“Diya” usa com mais frequência serviços como fornecimento de transporte pessoal (15%, em 2023 – 18,5%), serviços pagos para obter informações de registros (13%, bem como estatísticas), provisão de pensão (10%, em 2023 – 16%), obtenção de passaportes ou contatos com seguro saúde voluntário (10%, em 2023 – 14%), obtenção de subsídios ou benefícios (9%, em 2023 – 18%), impostos (9%, em 2023 – 12%).

“Como resultado da pesquisa, foi registrada uma redução na parcela de usuários para todos os serviços igual à de 2023. A maior redução é para o recebimento de subsídios e benefícios (o número atual é de 52% do número de 2023) e ingresso no ensino superior (58% do número de 2023)”, observou Shulyak.

Ela acrescentou que veteranos (79%) e pais de crianças com deficiência (76%) foram os que mais se beneficiaram dos serviços eletrônicos estaduais. Entre as VPO, o nível de utilização dos serviços é geralmente de 68%, e entre aquelas que criam os próprios filhos, é de 66%. As seguintes são pessoas com deficiência: 49%. O menor uso desses serviços foi feito por pessoas mais velhas, entre as quais os manifestantes representaram 26%.

“Os entrevistados que compraram de “Diya” foram adicionalmente questionados: que tipo de servidores públicos eletrônicos eles compraram de “Diya”. Aparentemente, os mais frequentemente chamados de retirada de OK-5 ou OK-7 (27%, em 2023). crescimento – 20%). roti – 14%)”, disse Olena Shulyak

.O deputado acrescentou que, de acordo com os resultados da pesquisa, a principal razão para a queda no nível de utilização dos serviços eletrônicos estatais é a diminuição da demanda por eles. 67% relataram isso, embora, em comparação com 2023, esse número não tenha mudado. Outros motivos incluem baixa qualificação (44%, acima dos 27% do ano passado), falta de confiança em serviços eletrônicos (26%, acima dos 16,5%), falta de conhecimento de que o serviço está disponível (25%, acima dos 15%) e falta de um dispositivo com acesso à Internet (19%).

“Entre os entrevistados que relataram hábitos matrimoniais, metade deles geralmente não quer cancelar esses hábitos, e 32% dizem que gostariam de cancelá-los com a ajuda dos filhos, etc.”, relatou Shulyak.

Ao mesmo tempo, ela enfatizou que as comunidades e os órgãos governamentais locais têm uma grande demanda por melhorias nas habilidades digitais, e a gama de soluções digitais necessárias para construção e renovação eficazes e transparentes também está se expandindo. Além disso, após um ataque em larga escala aos registros estaduais da Ucrânia na véspera de dezembro de 2018, órgãos do governo local em Moscou aumentaram o nível de alto risco de ataques cibernéticos em sites de hospedagem onde os sites oficiais do OMS estão localizados.

“Eles estão pedindo para conduzir treinamento apropriado para a organização de proteção de dados contra ataques cibernéticos de especialistas especializados nesta área. Além disso, a OMS reclama do baixo nível de alfabetização digital dos estudantes locais e pede ao Ministério do Desenvolvimento Digital para aprofundar o treinamento. Ao mesmo tempo, é importante entender que a segurança cibernética é apenas parte do curso geral de digitalização de todos os serviços públicos e, além disso, dos processos de construção e reconstrução da Ucrânia. Quanto mais soluções digitais forem usadas em todos esses processos, mais eficazes eles serão e, mais importante, melhor será o trabalho anticorrupção”, disse Olena Shulyak.

Ela acrescentou que a porcentagem de ucranianos que possuem habilidades digitais básicas e avançadas é de 52,2%. Segundo ela, o índice médio de transformação digital na Ucrânia é de 0,65 pontos em 1 possível.

“Este índice abrange todos os blocos principais: capacidade institucional, desenvolvimento da Internet, desenvolvimento de centros de serviços administrativos, regime “sem papel”, educação digital, turismo regional, penetração de serviços eletrônicos básicos e transformação digital geral”, explicou a deputada.

Ela observou que uma das áreas onde a digitalização já mostrou resultados economicamente significativos é, mais importante, o setor da construção. Então, há três anos na Ucrânia, o Sistema Eletrônico dos Estados Unidos na esfera da construção foi lançado, o efeito anticorrupção do qual para três anos de trabalho será de 11,2 bilhões de UAH, enquanto o efeito anticorrupção real da digitalização da indústria da construção é de 1,5 bilhão de UAH por ano.

“Os motivos para o lançamento do Sistema Eletrônico dos Estados Unidos são importantes porque a maioria dos serviços se tornou mais acessível. Por muito tempo, a indústria da construção foi uma das indústrias mais corruptas do país. Os ucranianos não conseguiram obter licenças de construção por anos – documentos em papel foram destruídos, esmagados ou suprimidos em prol do lucro. No entanto, os criadores do Sistema Eletrônico Unificado do Estado para Construção (USESC) começaram a criar toda a documentação de construção exclusivamente no sistema eletrônico. Todos os processos começaram a ser realizados on-line, e cada ação foi registrada”, concluiu o MP.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile