O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto tornando o inglês o idioma oficial nos Estados Unidos. Este é o primeiro passo desse tipo na história do país.
O RBC-Ucrânia relata isso com referência ao decreto correspondente da Casa Branca.
Em 1º de março de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto histórico que torna oficialmente o inglês a língua nacional e oficial dos Estados Unidos da América. Esta é a primeira decisão desse tipo na história do país.
O decreto confirma que, desde a fundação dos Estados Unidos, a língua inglesa tem sido o principal meio de comunicação e refletiu os documentos fundamentais da nação, incluindo a Declaração de Independência e a Constituição.
O documento afirma que o reconhecimento do inglês como língua oficial promoverá a unidade e o desenvolvimento da cultura americana comum e também ajudará novos cidadãos a se integrarem à sociedade e a alcançarem sucesso na realidade americana.
“O conhecimento da língua inglesa abre as portas para o desenvolvimento econômico e ajuda novos cidadãos a participar ativamente da vida de suas comunidades, manter as tradições nacionais e dar sua contribuição à nossa sociedade”, diz o decreto.
Trump também enfatizou a importância de uma única língua oficial para garantir um governo eficaz e a criação de uma sociedade civil unificada.
O documento também reforça a importância histórica da língua inglesa como meio de unificação de diversas culturas nos Estados Unidos, já que muitos cidadãos do país falam línguas diferentes, mas o inglês sempre foi a língua de comunicação comum.
Este decreto cria uma nova etapa no desenvolvimento dos Estados Unidos, estabelecendo o inglês como base para o desenvolvimento futuro do país, seus valores nacionais e princípios democráticos.
Lembramos que recentemente o presidente americano Donald Trump havia planejado assinar um novo decreto, após o qual os EUA teriam que adotar um único idioma oficial.
De acordo com a reportagem, o presidente Trump planejava assinar uma ordem executiva que tornaria o inglês o idioma oficial em nível federal nos Estados Unidos pela primeira vez na história do país.
Além disso, os Estados Unidos não são o primeiro país a decidir legalizar uma única língua oficial. Em 2023, uma lei que reconhece o romeno como língua oficial entrará em vigor na Moldávia.
No mesmo ano, foi aprovada uma lei no país que alterou a língua “moldava” para a língua romena na Constituição e em outras leis estaduais.