Ícone do site infromoz.com

Trump assina ordem executiva designando os Houthis como terroristas

Nos primeiros dias de sua presidência, Donald Trump assinou uma ordem executiva. De acordo com o documento, os houthis iemenitas (como “Ansar Allah”) serão incluídos na lista de organizações terroristas estrangeiras de acordo com a lei de imigração e cidadania.

Isso foi relatado pelo RBC-Ucrânia com referências ao site da Casa Branca.

O documento afirma que, em apoio ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana “Quds”, os Houthis dispararam contra navios da Marinha dos EUA dezenas de vezes desde 2023. Após a captura forçada da maioria dos assentamentos iemenitas pelo governo legítimo do país em 2014-2015, os houthis realizaram ataques à infraestrutura civil. Ataques excessivos a aeroportos civis na Arábia Saudita, ataques aos Emirados Árabes Unidos em setembro de 2022 e mais de 300 projéteis disparados contra Israel desde outubro de 2023.

Os Houthis também atacaram embarcações comerciais mais de 100 vezes, matando pelo menos pelo menos quatro marinheiros civis e forçando alguns navios comerciais no Mar Vermelho a mudar de rota.

“As ações dos Houthis ameaçam a segurança dos civis e do pessoal americano no Oriente Próximo, a segurança dos nossos parceiros regionais mais próximos e a estabilidade do comércio marítimo mundial”, diz o decreto.

Espera-se que, no prazo de 30 dias a contar da data da assinatura do decreto, o Secretário de Estado, após consultas com o Director da Inteligência Nacional e o Ministro das Finanças, apresente ao Presidente um relatório sobre a designação de “Ansar Allah” como uma organização terrorista estrangeira.

O que se sabe sobre os Houthis

Lembramos que em 8 de janeiro, tropas americanas interromperam ataques a armazéns Houthis no Iêmen, onde eles armazenavam armas modernas. Os armazéns estavam localizados no subsolo.

É significativo que os Houthis tenham atacado navios militares e civis no Golfo de Áden e no Mar Vermelho há três anos.

Os Houthis têm também lançou recentemente ataques contra Israel diversas vezes. Em 21 de dezembro de 2024, foi relatado que 16 civis em Tel Aviv ficaram feridos como resultado de tal ataque.

Em resposta, Israel atacou alvos Houthis no Iêmen. Ao mesmo tempo, o Representante Permanente de Israel na ONU, Danny Danon, alertou que os Houthis são o alvo do Hezbollah e do Hamas.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia em o canal RBC-Ucrânia no Telegram.

em>

Sair da versão mobile