O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que o ditador russo Vladimir Putin pode atrasar as negociações com seu país de origem para chegar a um cessar-fogo com a Ucrânia. Ao mesmo tempo, o chefe da Casa Branca acredita que o Kremlin está determinado a pôr fim à guerra.
O RBC-Ucrânia relata isso com referências ao Politico.
Em resposta à pergunta de um repórter da empresa de televisão a cabo americana Newsmax sobre se ele acreditava que Moscou estava tomando medidas para impedir o incêndio, Trump permitiu que tal cenário acontecesse.
Segundo o presidente dos EUA, ele acredita que “a Rússia quer pôr fim” à agressão militar em larga escala contra a Ucrânia
“Mas talvez eles façam isso”, disse Trump, acrescentando que havia usado as mesmas táticas em eleições anteriores para ganhar tempo.
“Eu faço isso há anos… Sabe, eu não quero assinar um contrato, eu quero continuar no jogo, mas talvez eu não queira fazer isso de jeito nenhum, não tenho certeza”, ele explicou de maneira semelhante.
Ao mesmo tempo, Trump expressou mais uma vez a ideia de que a Ucrânia e a Rússia querem acabar com a guerra.
“Mas não, acho que a Rússia gostaria que isso acabasse, e acho que Zelensky (presidente ucraniano Volodymyr Zelensky) gostaria que isso acabasse neste momento”, disse o líder americano.
Ele também voltou a fazer uma estimativa dos custos totais que as partes infratoras teriam, indicando uma média de 2.500 militares por dia. E ela disse: “Eu só quero que isso pare.”
Avaliação de Trump sobre os resultados das negociações dos EUA com a Ucrânia e a Rússia
Conforme relatado, ontem o presidente dos EUA, Trump, declarou que os Estados Unidos esperam grande progresso na resolução da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o que foi alcançado durante as negociações na Arábia Saudita.
Esta declaração ocorreu após uma série de reuniões em Riad entre delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos, bem como da Rússia e dos Estados Unidos. Lá, as partes realizaram diversas negociações técnicas sobre a possibilidade de cessar o incêndio.
Lembramos que após tais negociações ficou conhecido que a Ucrânia concordou em cessar o incêndio no Mar Negro e em um “cessar-fogo energético” com a Federação Russa.
Moscou oficial declarou que o lado russo só estava disposto a concordar com a ideia de um “cessar-fogo energético”. No caso de um cessar-fogo no mar, o país agressor começou a insistir que o Ocidente primeiro levantasse algumas das sanções contra ele.
Comentando sobre isso, Trump indicou que os EUA estão considerando os termos da Rússia para um cessar-fogo com a Ucrânia no Mar Negro, incluindo o levantamento parcial das sanções.
Também vale a pena notar que em março o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que Trump está pronto para endurecer as sanções econômicas contra a Rússia ao máximo para forçá-la a negociações de paz.
Além disso, como escreveu o RBC-Ucrânia, em 13 de março, Trump ameaçou endurecer as sanções contra a Rússia para se retirar das negociações. Enquanto isso, há indícios de que as sanções podem ser aliviadas se o Kremlin concordar em interromper o incêndio na Ucrânia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.