O presidente dos EUA, Donald Trump, é contra a introdução de uma administração temporária na Ucrânia. Ele não elogiou a ideia de Putin.
Isto foi afirmado pela secretária de imprensa do Departamento de Estado dos EUA, Temmi Bruce, conforme relatado pela RBC-Ucrânia com referências ao canal do Telegram “Suspilne Novyny”.
Ela apoiou a ideia de que o povo da Ucrânia deveria estar alinhado com a Constituição do estado.
“Então, sabemos que a Rússia propôs uma administração temporária na Ucrânia, mas o presidente Trump não a elogiou. A Ucrânia é uma democracia constitucional, e sua governança é determinada pela Constituição e pelo povo ucraniano”, disse Bruce.
Ela também acrescentou que o governo dos EUA está trabalhando para “o fim completo do incêndio na Ucrânia e para facilitar as negociações entre as partes para um acordo final e duradouro”.
“Estamos trabalhando com a Rússia e a Ucrânia e estamos comprometidos em continuar nossos esforços para trazê-los à mesa de negociações”, disse o secretário de imprensa ao Departamento de Estado.
O que Putin disse e como a Casa Branca respondeu.
Lembramos que na noite de quinta para sexta-feira, o ditador russo Vladimir Putin propôs introduzir “governança temporária sob a égide da ONU” na Ucrânia. Na opinião do chefe do Kremlin, durante esse período o país poderia realizar eleições presidenciais e então estabelecer um acordo pacífico.
Um porta-voz não identificado do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse à Reuters que a governança na Ucrânia é determinada por sua Constituição e seu povo.
Além disso, o próprio Trump reagiu esta semana. Em uma entrevista por telefone à NBC News, ele disse estar muito “bravo” com Putin por suas declarações, bem como pelo fato de o incêndio ainda não ter sido controlado. Em conexão com isso, ele ameaçou introduzir tarifas adicionais sobre o petróleo russo no valor de 25%.
“Se não conseguirmos chegar a um acordo com a Rússia para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu acreditar que a culpa é da Rússia — e pode não ser o caso — mas se eu acreditar que a culpa é da Rússia, pedirei um segundo imposto sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que vier da Rússia”, disse Trump.
Ele especificou que as tarifas poderiam ser introduzidas ao longo de um mês, se o incêndio cessasse. Porém, mais tarde, falando com jornalistas a bordo do avião, ele disse que não queria introduzir essas tarifas.
Leia mais sobre como a Ucrânia e Zakhid responderam no artigo do RBC-Ucrânia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.