A Grã-Bretanha e a Ucrânia assinaram um acordo de parceria de 100 anos. Pretende-se construir laços fortes entre os dois países numa vasta gama de áreas: desde o comércio, segurança e defesa, à ciência e tecnologia, educação, cultura, etc.

Mais detalhes sobre a assinatura do acordo e o que a parceria de 100 anos implica entre a Ucrânia e a Grã-Bretanha – no material do RBC-Ucrânia.

O acordo correspondente foi assinado pelo Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky e pelo Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha Keir Starmer, que chegou a Kiev em uma visita não anunciada anteriormente, relata o Ukrinform.

“Hoje é um dia verdadeiramente histórico. As relações entre a Ucrânia e a Grã-Bretanha estão mais próximas do que nunca. Atingimos um novo nível, mais do que relações estratégicas. Assinamos um acordo sobre uma parceria de 100 anos , disse Zelensky. /p> O que significa o acordo

O documento correspondente é adotado para apoiar a cooperação militar dos países na segurança marítima por meio de uma nova estrutura para fortalecer a segurança nos mares Báltico, Negro e Azov e conter a agressão russa em curso.

Também reúne especialistas para desenvolver parcerias científicas e tecnológicas em áreas como saúde e proteção contra doenças, tecnologia agrícola, espaço e drones, bem como para construir amizades por meio de projetos educacionais.

Além disso, será lançado um novo esquema de verificação de grãos desenvolvido pela Grã-Bretanha para recuperar grãos roubados de territórios ucranianos ocupados.

O documento também consolida a posição do Reino Unido como parceiro prioritário da Ucrânia no setor energético, a estratégia para o recuperação de minerais de importância crítica e produção de aço “verde”.

“Do trabalho conjunto no cenário global à redução de barreiras ao comércio e ao crescimento e desenvolvimento de laços culturais, o Reino Unido e a Ucrânia trabalharão juntos para renovar, reconstruir e reformar para as gerações futuras”, disse o governo do Reino Unido.

O ministério britânico também disse que a parceria de 100 anos é “um passo importante no apoio à segurança de longo prazo da Ucrânia”, garantindo que “nunca mais se transformará no tipo de crueldade que a Rússia infligiu nele.” O acordo compromete a Grã-Bretanha a permanecer lado a lado com a Ucrânia soberana ao longo do próximo século.

Cooperação entre a Ucrânia e a Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha fornece assistência abrangente à Ucrânia e é um dos principais aliados no apoio às Forças de Defesa Ucranianas. Londres já forneceu 12,8 bilhões de libras esterlinas em ajuda militar e civil a Kiev durante a guerra e no treinamento de dezenas de milhares de tropas ucranianas.

Lembramos que em 2024 a Ucrânia e a Grã-Bretanha já assinaram um acordo bilateral de cooperação na esfera da segurança. Seu prazo de ação é de 10 anos. Ela fornece garantias de apoio financeiro, militar e de outros tipos.

Nele está declarado que se a Rússia invadisse a Ucrânia novamente, o Reino seria obrigado a fornecer assistência rápida e constante no campo da segurança, equipamento militar moderno em todas as áreas necessárias, bem como assistência econômica. E também impor sanções econômicas e outras à Federação Russa.

Entretanto, após assinar essas garantias com Londres, Kiev anunciou que, com base neste documento, os acordos de parceria ucraniano-britânica por 100 anos são sendo preparado. O OP chamou essa etapa de “histórica”. E adiaram a assinatura deste acordo para o fundo das negociações.

Conforme explicado no Banco, em vez do acordo de segurança de 10 anos, o acordo de parceria de 100 anos terá “ambiciosos objetivos de cooperação” entre a Ucrânia e a Grã-Bretanha.

Vale a pena notar que em julho passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, comentando sobre o acordo de 100 anos, disse que ele era “sem precedentes”.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *