Ícone do site infromoz.com

Ucrânia recebe os primeiros Mirage 2000 franceses

A Ucrânia já recebeu os sistemas de defesa antimísseis Mirage 2000 da França. O primeiro deles chegou à Ucrânia hoje, 6 de fevereiro.

Como relata o RBC-Ucrânia, o Ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, escreveu sobre isso no Twitter.

“Em 6 de junho de 2024, Emmanuel Macron anunciou a entrega de sistemas de defesa antimísseis franceses à Ucrânia “Mirage 2000″. O primeiro deles chegou à Ucrânia hoje”, escreveu Lekorny.

Ele especificou que os pilotos, juntamente com os pilotos ucranianos a bordo, que passaram por algum treinamento na França, ajudarão a proteger os céus ucranianos.

O que se sabe sobre o Mirage 2000

O Mirage 2000 é uma aeronave multifuncional de quarta geração desenvolvida pela empresa francesa Dassault Aviation. Ele voou pela primeira vez em 1978 e se tornou a principal aeronave de combate da Força Aérea Francesa, sendo também exportado para vários outros países.

Graças à sua asa delta, o Mirage 2000 tem alta manobrabilidade e sua velocidade máxima excede Mach 2. A aeronave é equipada com aviônicos modernos, um poderoso radar aerotransportado e pode transportar uma ampla gama de armas, incluindo mísseis vento-vento e vento-superfície.

O Mirage 2000 está disponível em diversas modificações, incluindo versões de ataque e ataque e versões de treinamento e combate com dois assentos. Devido à sua facilidade de manutenção e alta confiabilidade, o Mirage 2000 permanecerá em serviço mesmo após aeronaves mais modernas, como o Rafale, terem aparecido.

Mirage 2000 para a Ucrânia

Lembramos que no verão passado, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou oficialmente os planos de Paris de transferir caças Mirage 2000 para a Ucrânia. Então, a mídia noticiou que a Ucrânia receberia a versão modernizada da aeronave francesa.

Este ano, o presidente Volodymyr Zelensky confirmando que a França acelerou o processo de transferência dos “birdies”.

Imediatamente, o chefe do Ministério das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, especificou que a Ucrânia receberá o avião até o final do primeiro trimestre de 2025.

Leia mais sobre para que os mísseis Mirage 2000-5 são construídos e como eles podem ajudar as Forças Armadas Ucranianas no artigo da RBC-Ucrânia.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Sair da versão mobile