A União Europeia está comprometida em construir um grupo de parceiros no valor de 10,6 bilhões de euros. O objetivo é fornecer ao bloco uma conexão global criptografada à Internet e criar uma alternativa ao Starlink de Elon Musk.
RBC-Ucrânia relata isso com referências à Bloomberg.
< /p>
A UE assinou contratos para o início dos trabalhos no IRIS2, uma grande matriz orbital com 290 satélites, que poderá estar totalmente operacional até 2030 e que poderá servir encomendas europeias, militares, bem como clientes privados.
Com induções de serviços privados depois que os militares geralmente demonstraram interesse nos complementos Starlink. O plano, que será implementado através de uma parceria público-privada, terá como objetivo tornar o IRIS2 uma alternativa europeia aos concorrentes terceiros.
A UE investirá 6 bilhões de euros, as empresas receberão 4,1 bilhões de euros e a Agência Espacial Europeia fornecerá 550 milhões de euros. O contrato terá duração de 12 anos e parte do investimento da UE virá dos estados-membros do bloco.
O novo comissário de defesa e espaço do bloco, Andrius Kubilius, saudou a assinatura como “um importante passo em frente “para a segurança e defesa do bloco, dizendo que a Europa está ameaçada em muitas relações, especialmente devido ao bloqueio dos sinais de navegação pela Rússia.
“Durante a guerra, não podemos perder o contato”, disse ele . ganhar.
O Starlink foi um fator real durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, onde o exército de Kiev o utilizou para realizar operações militares. O papel consultivo de Musk na próxima administração de Donald Trump levanta preocupações adicionais sobre como seu papel pode influenciar a operação Starlink.
“Há uma história de que o Starlink se foi e todos os outros estão mortos, certo? Isso não é verdade”, disse o CEO da SES, Adel Al-Saleh, em entrevista à Bloomberg. “Eles investem muitos centavos, por isso é muito importante competir com eles. No entanto, todos os países e todas as potências querem a soberania e a independência de sua mãe. Os países menores tentarão lançar um satélite.”
Al -Saleh afirmou que o contrato IRIS2 será dado Ajudarei empresas como a SES, que constrói satélites que operam em órbitas mais altas que a Starlink, a prosperar, pois é seu “principal cliente”.
SES e outras empresas Também será permitido vender parte dos seus serviços a clientes comerciais, e um representante da Comissão Europeia afirmou que quase metade dos recursos dos seus satélites serão reservados para necessidades governamentais.
< p>Starlink não é um projeto. A empresa SpaceX, fundada por Elon Musk, está se direcionando à rede global de satélites para fornecer acesso à Internet de alta velocidade em todo o mundo. Os satélites Starlink estão localizados em órbita baixa (cerca de 550 km acima da Terra), o que garante interferência mínima de sinal. Starlink já lançou 6.000 satélites em órbita.
De acordo com o The Washington Post, o exército russo também começou a destruir terminais Starlink.