A Verkhovna Rada aprovou o projeto de lei nº 9381, que propõe endireitar quase UAH 10 bilhões em fundos da Ukrenergo NEC “para pagar dívidas no mercado de eletricidade.
RBC-Ucrânia relata isso com referências ao site do parlamento.
A lei estipula que a empresa “Ukrenergo” irá quitar dívidas no mercado de energia elétrica da conta em excesso receitas recebidas do controle de despacho em 2023-2024.
Assim, a empresa destinará 45% do valor para quitação da dívida no mercado de equilíbrio, e outros 45% para quitação da dívida com produtores industriais de energia elétrica da VDE.
Os restantes 10% serão destinados ao reembolso do contrato com os fornecedores de serviços universais para pagamentos aos proprietários de SES nacionais.
Conforme relatado anteriormente, o contrato da NEC “Ukrenergo” para compensação para a produção de energia elétrica a partir de fontes alternativas com a empresa estatal “Comprador Garantido” ultrapassou 30 bilhões de hryvnias.
De acordo com especialistas, o governo, o parlamento e a Comissão Nacional de Energia são capazes de resgatar o setor energético da paralisia devido à presença de contas multibilionárias que estão em constante crescimento.
Notícias importantes e terminais sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia, lidas no canal RBC-Ucrânia no Telegram.