A participação do ex-chefe das Forças Armadas Ucranianas e do embaixador ucraniano na Grã-Bretanha Valeriy Zaluzhny nas eleições está mudando completamente o equilíbrio de poder. Mas ele mesmo ainda mantém alguma intriga.

Isso é discutido no artigo do RBC-Ucrânia “Todos nas eleições? O que Zelensky, Zaluzhny e outros políticos importantes estão preparando?” p>

Todas as pesquisas sociais – públicas e privadas, realizadas durante a guerra – mostram sua liderança em simpatias eleitorais. E para qualquer conjunto de candidatos. Volodymyr Zelensky – em outro lugar depois dele.

Como é dito no material, talvez Zaluzhny ainda não tenha tomado uma decisão por si mesmo: se entra ou não na política. No entanto, há outra opção: o chefe da empresa para de falar até o início da campanha, para não dar um começo falso.

“A campanha de Zaluzhny, se é possível chamá-la de sua campanha, está sendo conduzida de acordo com os padrões da campanha de Zelensky de 2018-2019. Somente após sua vitória poderemos obter não outro Zelensky, mas outro Yushchenko”, um dos “longos -líderes” da grande política ucraniana. E esta analogia com estas e outras formulações foi repetida por vários outros oradores com quem o RBC-Ucrânia se comunicou.

Um problema para Bankova

Embora atualmente não tenha uma equipe com a qual Zaluzhny possa concorrer ao cargo, há quem na Ucrânia defenda futuras alianças para ele. Segundo um dos oradores da eleição presidencial, o Banco percebeu recentemente que o ex-chefe de Estado, como antes, se tornará um sério problema político para eles. A “mensagem” à Grã-Bretanha, que pretendia remover Zaluzhny dos olhos do público, não funcionou. Para resolver este problema, o chefe do OP Andriy Yermak visitou especialmente Londres em seu caminho para casa vindo de Washington.

Duas fontes não relacionadas relataram que, além de discutir questões diplomáticas, o convidado de Kiev relatou que o chefe do OP o estado não deveria concorrer à presidência, mas sim apoiar o partido de Zelensky nas eleições da Rada. O RBC-Ucrânia não conseguiu obter confirmação oficial ou confirmação desta informação.

“Yermak chegou depois dessa conversa preparado com otimismo, em sua alma “está tudo bem, será possível viver com ele”. No entanto, seu otimismo parecia implausível. O oficial nunca lhe respondeu que ainda não havia decidido por si mesmo se ele entraria na política. Tudo parece tão, o que ele ainda tem medo de seus irmãos assumirem uma responsabilidade tão grande. Mas ele pode ousar, se a abordagem da política não parecer sua própria decisão. E se “Estamos pedindo isso” – militares, voluntários, ativistas”, disse uma das fontes da equipe do governo.

Propostas dos partidos

Segundo esses relatos, representantes de outros partidos políticos também estão concorrendo pela Esquerda, mas mais de olho nas eleições parlamentares. Os termos são bem simples: “Temos a estrutura partidária e o apoio nas disputas presidenciais, e você tem a classificação e a alta posição na posição de presidente da Câmara ou primeiro-ministro.”

Vários porta-vozes do RBC-Ucrânia confirmam que tanto Tymoshenko quanto Poroshenko “inundaram” Zaluzhny com propostas de unificação por meio de vários canais. As autoridades dizem que representantes da “Solidariedade Europeia” estão tentando manter contato e se aproximar do ex-chefe de Estado, inclusive por meio de sua equipe, que tem grande influência sobre ele. E nem Tymoshenko nem Poroshenko foram “promovidos” até agora, mas terminaram no mesmo resultado – zero…

Fontes no refinado Vitaliy Klitschko também estão positivamente posicionadas antes da unificação teórica de Zaluzhny com a UDAR, chamando tal união de “orgânica”, mas não houve mudanças entre eles para esse fim.

Tanto em “Batkivshchyna” quanto na UE, eles também bloqueiam as negociações com o ex-chefe de estado . O acordo no partido de Poroshenko indicou que, devido às posições fortes, reconhecimento e apoio entre os ucranianos, Zaluzhny não precisa de nenhum aliado sistêmico no momento. Mas a “Solidariedade Europeia” não tem dúvidas de que ele irá às eleições presidenciais e vencerá.

Como relatou a RBC-Ucrânia, as eleições na Ucrânia pode não ocorrer antes do outono de 2025. Neste caso, as eleições presidenciais podem vir primeiro, pois serão realizadas de forma mais simples do que as parlamentares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *