O presidente angolano, João Lourenço, aceitou o pedido do seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para apoiar a Ucrânia.
Isso foi relatado pelo RBC-Ucrânia com referências ao canal do Telegram do Presidente.
Durante as negociações, as partes discutiram as relações bilaterais entre Ucrânia e Angola nas seguintes áreas: segurança alimentar, logística , agricultura, criação de centros de grãos e intercâmbio humanitário.
Zelensky também observou que a Ucrânia está preparando um embaixador em Angola.
“Ficarei feliz em ver João Lourenço na Ucrânia, o interlocutor aceitou meu pedido. Nossas equipes trabalharão na possibilidade de tal visita”, acrescentou.
Visite a Ucrânia
Os líderes ocidentais estão liderando a Ucrânia durante a guerra para expressar apoio ao povo ucraniano e confirmar sua solidariedade na luta contra a agressão russa
Além disso, essas viagens também têm significado estratégico. Eles ajudam os líderes a avaliar individualmente a situação, discutir com as autoridades ucranianas as principais questões de segurança e restauração de infraestrutura. As reuniões também fortalecem a frente internacional contra o agressor e sinalizam a Moscou que as posições dos países ocidentais são insustentáveis.
Recentemente, o governo lituano chegou a Kiev para se reunir com o primeiro-ministro Gintautas Paluckas. Durante as consultas, uma série de questões importantes foram interrompidas, incluindo a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE) e à OTAN.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no RBC – Canal da Ucrânia no Telegram.