A Ucrânia pode propor troca territorial com a Rússia. Há rumores de troca de parte da região de Kursk por território ucraniano controlado pelos ocupantes.
Conforme relata o RBC-Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou isso em uma entrevista ao The Guardian.
De acordo com o chefe de Estado, se as negociações com a Rússia começarem, ele planeja propor uma troca direta de territórios para Moscou. Kiev propõe trocar parte do território da região de Kursk por territórios ucranianos.
“Estamos trocando um território por outro”, disse o chefe de estado.
Ele esclareceu que ainda não sabe de qual parte dos territórios ocupados a Ucrânia precisa.
“Não sei, veremos. Mas todos os nossos territórios são importantes, não existe essa prioridade”, acrescentou Zelensky.
Operação Kursk
Lembramos que a Ucrânia está em operação desde agosto do ano passado está conduzindo operações de combate ativas na região de Kursk. As Forças Armadas Ucranianas, de acordo com mapas do Estado Profundo, controlam mais de 400 quilômetros quadrados na região russa.
Anteriormente, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky enfatizou que a operação Kursk é um forte trunfo para a Ucrânia nas negociações. Isto é especialmente verdadeiro para os países da Frente Global, que consideravam a Rússia “invencível”.
Além disso, o chefe de estado ucraniano assumiu que a operação Kursk desempenharia seu papel durante as negociações com a Rússia para encerrar a guerra.
A propósito, na semana passada, os defensores ucranianos lançaram uma nova ofensiva na região de Kursk. Eles já conseguiram chegar às áreas vizinhas.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBK-Ucrânia
do Telegram.