Site icon infromoz.com

Zelensky reagiu ao bombardeio de Kiev e Zaporizhzhia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, respondeu ao bombardeio de Kiev e Zaporizhzhya em 18 de janeiro. Ele pediu pressão sobre a Federação Russa e aqueles que a ajudam.

RBK-Ucrânia relata isso com referências a Zelensky no Facebook.

“No início da manhã, o inimigo lançou uma ataque de míssil balístico no centro de Kiev. Há um colapso dos muros… Meus pensamentos vão para minha família e amigos. Prédios residenciais, uma estação de metrô, lojas, cafés e infraestrutura civil foram danificados. Todos os serviços continuam a eliminar as consequências do bombardeio”, disse o presidente.

Ele também afirmou que 10 pessoas ficaram feridas no bombardeio de Zaporizhzhia e pode haver pessoas sob os escombros. Como resultado do ataque, a infraestrutura foi destruída e as casas de muitas pessoas e empresas foram danificadas. A operação ofensiva está em andamento.

Zelensky apelou ao aumento da pressão sobre os ocupantes e aqueles que estão a ajudar a Rússia na guerra contra a Ucrânia.

“Todos os que estão a ajudar o estado russo nesta a guerra estará sob tal pressão, de modo que ele não seria menos sensível do que esses golpes. Só podemos fazer isso em unidade com o mundo inteiro”, acredita o chefe de estado.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sibiga, também reagiu aos ataques da Rússia a Kiev.

“Mais uma prova de que Putin quer guerra, não paz. Ele deve ser forçado a aceitar uma paz justa pela força – pressão econômica e militar máxima”, escreveu o chefe do Ministério das Relações Exteriores no X (Twitter).

Bombardeio de Kiev e Zaporizhzhia

Na noite de 18 de janeiro, os russos lançaram um ataque combinado contra a Ucrânia. Os ocupantes dispararam quatro mísseis balísticos e 39 drones. As forças de defesa aérea abateram dois mísseis e 24 drones, e 14 simuladores de drones inimigos foram perdidos.

Como as Forças de Defesa Aérea Ucranianas explicaram, os mísseis balísticos abatidos caíram no distrito de Shevchenkivskyi, em Kiev, que levou à destruição. Três pessoas foram mortas e três ficaram feridas.

Uma estação de metrô, prédios, carros e uma bomba d'água foram danificados em Lukyanivtsi, em Kiev. Como ficou Lukyanivka após o ataque russo – veja a reportagem fotográfica da RBC-Ucrânia.

Além disso, os russos atacaram Zaporizhzhya bem cedo. São conhecidas cerca de 10 vítimas, o destino de três pessoas ainda é desconhecido.

Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

Exit mobile version