As Forças de Defesa Ucranianas estão posicionadas na entrada permanente da região de Belgorod. E invasores russos penetraram nas regiões de Kursk e Sumy, perto de Toretsk e na borda da região de Zaporizhzhya.
O RBC-Ucrânia relata isso, referindo-se ao relatório do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) publicado em 26 de março.
Operação ZSU na Rússia
Tropas russas entraram recentemente na área de isolamento entre as regiões de Kursk e Sumy. Imagens de geolocalização divulgadas em 24 de março mostram que as tropas de Putin avançaram em direção às fronteiras e à vila de Zhuravka.
Em 24 e 25 de março, tropas russas avançaram perto de Gogolivka, perto do posto de controle de Sudzha, perto de Volodymyrivka, Veseloye, Zhuravka e Basivka.
Recentemente, as Forças de Defesa Ucranianas cruzaram o cordão internacional na fronteira da região de Belgorod. Um “correspondente de guerra” russo ligado ao Kremlin relatou em 24 de março que as Forças Armadas Ucranianas avançaram para o flanco de Demidovka e para o flanco de Popovka.
Leste da Ucrânia. Operação RF №1 – região de Kharkiv
Em 25 de março, os invasores russos continuaram suas operações ofensivas na região de Kharkiv, mas não fizeram nenhum progresso. Tropas russas atacaram perto de Vovchansk em 24 e 25 de março.
Operação RF №2 – Região de Luhansk
Em 25 de março, os invasores russos atacaram Kupyansk diretamente, mas não conseguiram passar. Tropas russas atacaram perto de Kamyanka, Petropavlivka e Stepova Novoselovka em 24 e 25 de março.
Em 25 de março, as tropas russas continuaram avançando em direção a Borovoe, mas não conseguiram passar. Os invasores russos atacaram perto de Zagrizovy, perto de Kopanki, na direção de Novomykhailovka, Katerynivka e perto de Cherneshchyna em 24 e 25 de março.
Em 25 de março, invasores russos atacaram Limansky diretamente, mas não conseguiram passar. Tropas russas atacaram na área de Kolodyazy, Yampolovka, avançaram em Nova e Zarichne, e também perto de Torskoye em 24 e 25 de março.
Operação RF #3 – Região de Donetsk
Em 25 de março, os ocupantes russos continuaram avançando na linha Siversky, mas não conseguiram avançar. Em 24 e 25 de março, tropas russas atacaram na área de Grigorovka, Bilogorovka, Verkhnyaya Kamensk e Ivano-Daryivka.
Em 25 de março, as tropas russas continuaram avançando diretamente em direção a Chasovy Yar, mas não conseguiram passar. Em 24 e 25 de março, invasores russos atacaram a partir de Chasov Yar e na direção de Predtechyn e Dilivka.
Invasores russos recentemente chegaram diretamente a Toretsky. Imagens de geolocalização publicadas em 25 de março mostram que tropas russas penetraram na parte noroeste de Toretsk e na parte central de Oleksandropil (a sudoeste de Toretsk).
Imagens adicionais de geolocalização, publicadas em 21 de março, mostram que os ocupantes russos avançaram para a periferia sudeste de Shcherbinovka (a oeste de Toretsk).
Tropas russas atacaram perto de Toretsk, perto de Dilivka, Dachne e Krymskoye em 24 e 25 de março.
Em 25 de março, os ocupantes russos atacaram Pokrovsky diretamente, mas não conseguiram passar. Tropas russas atacaram perto de Pokrovsk, perto de Zeleny Pole, Yelizavetivka, Lisivka, Sukhoi Yar, Shevchenko, Vidrodzhennia, na área de Kotlinoe, Udachnoe, Preobrazhenka, Bohdanivka, Uspenivka, Solony e na direção de Novosergiivka e Kotlyarivka em 24 e 25 de março.
As Forças de Defesa Ucranianas contra-atacaram na encosta norte de Pokrovsk na área de Tarasivka, na encosta sul de Pokrovsk na área de Shevchenko e na encosta sul de Pokrovsk na área de Udachny e Kotlinoye.
Em 24 de março, o operador do barco fluvial da base naval de Khortytsia, Major Viktor Tregubov, declarou que os ataques russos a Pokrovskoe na direção de Pokrovsk haviam se intensificado recentemente após uma curta pausa recente, mas a intensidade dos ataques inimigos não era tão alta quanto em 2025, provavelmente devido a perdas significativas de russos em equipamentos especiais e depósitos.
O chefe do serviço de guerra eletrônica e cibernética da brigada ucraniana, que opera na área de Pokrovskoe, afirmou que os ocupantes russos usam uma média de 100 a 150 veículos aéreos não tripulados (VANTs) por dia na área de Pokrovskoe, mas o uso de drones pelos russos é desconhecido.
Em 25 de março, os invasores russos continuaram suas operações ofensivas na direção de Kurakhivske, mas não fizeram nenhum progresso. Em 24 e 25 de março, tropas russas atacaram na área de Rozliv, Konstantinovpol, Andrivka, Ulakly e Oleksiivka.
“Forças militares” russas confirmaram que as Forças de Defesa Ucranianas contra-atacaram perto de Rozliv e Constantinopla.
Em 25 de março, os ocupantes russos continuaram avançando em direção a Velyka Novosilka, mas não conseguiram avançar. Tropas russas avançaram na área de Dniproenergiya, Veseloye, Skudnoye, Novoocheretuvatoye, Vilnoye Pole e Novopol em 24 e 25 de março.
Fontes russas do ISW confirmaram que as Forças Armadas Ucranianas contra-atacaram sem sucesso perto de Vesele e Vilne Pole.
“A Noite”
Invasores russos apareceram recentemente na entrada da região de Zaporizhzhya. Como mostram as imagens de geolocalização publicadas em 24 e 25 de março, as tropas russas entraram no centro de Stepovoye (na abordagem norte de Robotnoye) e na parte sul de Lobkovoe (na abordagem norte de Robotnoye).
Em 24 e 25 de março, os invasores russos atacaram Lobkovoe, Malikh Shcherbaki, Stepovoye e Kamyansky.
Em 25 de março, tropas russas conduziram operações ofensivas limitadas na área de Kherson, mas não fizeram nenhum progresso. Em 24 e 25 de março, invasores russos atacaram na direção do Dnieper.
Situação na frente
Conforme relatado anteriormente, o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia foi informado na reunião noturna de 25 de março que, desde o início da guerra, 183 confrontos de combate ocorreram na frente de batalha.
As Forças de Defesa Ucranianas observaram que os invasores russos atacaram principalmente nas direções Pokrovskoe, Limanskoe e Toretskoe.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.