Svetlana Royz compartilhou com Ukrinform práticas e conselhos que podem ajudar as crianças neste momento a torná-las o mais seguras possível para a psique dos ataques aéreos, ameaças de ataques com mísseis, permanência regular em abrigos e o estresse geral da guerra de toda a sociedade psicologia infantil Svetlana Roiz . ;Recolhi práticas, jogos e dicas que os ajudarão a enfrentar a situação, claro, com a ajuda dos adultos, cuja proximidade e tutela são agora ainda mais importantes para eles. crianças.
“ algo que o ajudará a criar raízes na vida, a dar-lhe forças, a lidar com o cansaço e, por vezes, com o desânimo. Talvez tais âncoras – a nossa intimidade com a criança e a nossa esperança. O que há de tão característico nas pessoas? ela disse em um comentário à nossa agência.
Então, a coisa mais importante é o que todos os ucranianos, grandes e pequenos, precisam agora, especialmente durante e nos primeiros minutos de um ataque inimigo:
- Sentimento de proximidade. Nossa presença e contato. E todas as nossas palavras e sentimentos são sobre uma coisa, em essência -; Estou com você, estamos juntos, nossa defesa aérea nos protege incrivelmente.
- Em vez disso, restauração da “rotina” – programação diária habitual, enfatiza-se a atenção às necessidades simples.
- Normalização dos estados: letargia, agitação, irritabilidade, ou vice-versa, silêncio, depressão – tudo fica normal depois disso. Conversamos com as crianças e enfatizamos que foi muito assustador, mas sobrevivemos juntos.
- Corpo. Tudo o que podemos fazer pelo corpo de um ente querido, de uma criança – é uma pessoa que nos ajuda. limites próprios (abraços, toques, enrolar em cobertor), brincadeiras para alongar músculos, dar água e comida quente, brincadeiras para estimular a mobilidade. >
- Jogos corporais matinais importantes. Eles são importantes em qualquer momento – crianças e adultos, – diz a psicóloga, – mas de manhã agora eles são simplesmente necessários. Pois a partir da nossa “corporalidade” agora dependerá de como lidarmos com o estresse emocional e o trauma causado pelo ataque inimigo.
“As crianças confiam na fisicalidade, então abraços – se forem confortáveis para a criança – dar uma sensação de segurança, – diz a psicóloga. Portanto, se você perceber que seu filho está preocupado, tenso ou nervoso devido à longa permanência no abrigo, faça com ele algumas coisas simples sugeridas por Svetlana Roiz no projeto da UNICEF “Brinque e não tenha medo”.
- O jogo “Animais Engraçados” ajudará a restaurar a sensação de base e de limites do corpo, bem como a acalmar.. Convide seu filho a bater no peito como um macaco, pular como um coelho, sacudir gotas d'água como um cachorro. É conveniente jogar esse jogo com a música “Me and You”, que a cantora Svetlana Tarabarova e a psicóloga Svetlana Royz criaram especialmente para a UNICEF.
- Para jogos você pode usar o que está exatamente em casa ou até mesmo em um abrigoPor exemplo, com a ajuda de uma meia colorida colocada na mão, você pode representar alguém. Você também pode perguntar às crianças como elas se sentem, fazer charadas, contar, aprender músicas, dançar.
- Use sua imaginação para controlar emoções e relaxar.
Peça ao seu filho para imaginar que ele tem um gatinho ou pintinho nas mãos. Ofereça a outra mão para acariciar esse animal imaginário, muito pequeno e frágil, – portanto, os toques devem ser suaves. Quando você perceber que os movimentos do seu filho ficaram mais relaxados, você pode se oferecer para acariciar a cabeça e os ombros da mesma forma que ele acariciou um animal.
- Use exercícios respiratórios para superar a tensão. .
Peça às crianças que imaginem que algumas delas são o vento e outras são – o vento. por&inca. O vento sopra e gira, e então as crianças trocam de papéis. Dependendo da força do sopro, a força do “giro” deve mudar. Isso ajudará a restaurar um senso de importância e controle, expirar ativamente e liberar a tensão.
É importante lembrar que agora é improvável que crianças e adultos consigam jogar ou praticar qualquer prática com os olhos fechados. por enquanto podemos tentar controlar todos os processos.
Svetlana Royz, psicóloga infantil
Svetlana Royz sugeriu vários igosp para aliviar o estresse em crianças
- «Bom dia» – dizemos de diferentes maneiras: “Bom dia, nariz!” Bom dia, bochechas! Bom dia, ouvidos! Bom dia, pescoço! Bom dia, cabides!” – tocar diferentes partes do corpo (possivelmente beijar). Você precisa fazer isso em todo o corpo.
- Modelagem. Este – amasse o corpo como massa ou plasticina.
- Kolobok.Primeiro, “adormecer” farinha – caminhe com movimentos leves por todo o corpo, depois “despeje” água. Fazemos a massa com movimentos de passar e depois fazemos um pãozinho – a criança senta-se com os braços em volta de si. E nós a abraçamos de volta. Abrimos nossas mãos – Pão “assado”.
- Beijos. “Quadrado”, “triangular”, “oval” – beije a testa ou bochecha com muitos beijos para que sua sequência forme uma forma.
- Desenho.Desenhe diferentes letras ou formas simples com o dedo na barriga ou nas costas, e a criança deve adivinhar o que é.
- Casa. Você – casa, você tem chão (pernas), paredes (tocamos todo o corpo), teto (cabeça). Você está em casa (pode colocar a mão no coração).
- Lulechka. Você pode sentar atrás da criança, abraçando-a pelas costas e embalá-la.
- Abraços. Abrace-me com mais força.
- Canguru. A criança senta-se com a barriga encostada na nossa barriga e nos abraça com força.
- Tapete. Bata em si mesmo, todo o seu corpo, como um tapete. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA no peito como um macaco.
- Boneco de neve. “Lepimo” com bebê boneco de neve. Pedimos que você tensione todos os seus músculos, como se estivesse congelado. E então “nos aquecemos com uma joaninha” – e agora o sol apareceu e o boneco de neve está derretendo. E a criança relaxa.
- Limpeza. Uma joaninha ou água passa (com nossos toques) pelo corpo de cima para baixo – e lava, ilumina tudo o que tensiona, assusta, atrapalha.
- Você pode fazer uma massagem como: “Trilhos, trilhos, travessas, travessas…”
«Se a criança está estressada, tocamos apenas as partes do corpo cobertas pelas roupas. Nossos toques – não superficial, não faça cócegas, mas passe um pouco. Uma criança pode pedir para repetir um determinado jogo muitas vezes. Isso significa que este jogo é o mais terapêutico para ela, – diz Svetlana Roiz.
As crianças que crescem durante a guerra continuam a ser crianças. E nós – adultos devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que a guerra não os prive da oportunidade de rir e brincar. Mostre-lhes o seu amor e apoio em todos os momentos – deixe os sorrisos brilharem nos rostos das crianças ucranianas!
Lyubov Baziv. Kyiv
Fotos tiradas do Facebook de Svetlana Roiz