Site icon infromoz.com

Conselho de uma psicóloga infantil: Para que a guerra não prive as crianças do riso

Svetlana Royz compartilhou com Ukrinform práticas e conselhos que podem ajudar as crianças neste momento a torná-las o mais seguras possível para a psique dos ataques aéreos, ameaças de ataques com mísseis, permanência regular em abrigos e o estresse geral da guerra de toda a sociedade psicologia infantil Svetlana Roiz&nbsp. ;Recolhi práticas, jogos e dicas que os ajudarão a enfrentar a situação, claro, com a ajuda dos adultos, cuja proximidade e tutela são agora ainda mais importantes para eles. crianças.

“ algo que o ajudará a criar raízes na vida, a dar-lhe forças, a lidar com o cansaço e, por vezes, com o desânimo. Talvez tais âncoras – a nossa intimidade com a criança e a nossa esperança. O que há de tão característico nas pessoas? ela disse em um comentário à nossa agência.

Então, a coisa mais importante é o que todos os ucranianos, grandes e pequenos, precisam agora, especialmente durante e nos primeiros minutos de um ataque inimigo:

“As crianças confiam na fisicalidade, então abraços – se forem confortáveis ​​para a criança – dar uma sensação de segurança, – diz a psicóloga. Portanto, se você perceber que seu filho está preocupado, tenso ou nervoso devido à longa permanência no abrigo, faça com ele algumas coisas simples sugeridas por Svetlana Roiz no projeto da UNICEF “Brinque e não tenha medo”. 

  • Estabelecer contato com a criança – jogo “Alienígena”. Imagine-se como alienígenas que não sabem dizer olá na Terra. Portanto, eles se encontram e cumprimentam tocando cotovelos, joelhos, ombros, dedinhos, e somente no final – eles se cumprimentam. pela mão.
  • Peça ao seu filho para imaginar que ele tem um gatinho ou pintinho nas mãos. Ofereça a outra mão para acariciar esse animal imaginário, muito pequeno e frágil, – portanto, os toques devem ser suaves. Quando você perceber que os movimentos do seu filho ficaram mais relaxados, você pode se oferecer para acariciar a cabeça e os ombros da mesma forma que ele acariciou um animal.

    Peça às crianças que imaginem que algumas delas são o vento e outras são – o vento. por&inca. O vento sopra e gira, e então as crianças trocam de papéis. Dependendo da força do sopro, a força do “giro” deve mudar. Isso ajudará a restaurar um senso de importância e controle, expirar ativamente e liberar a tensão.

    É importante lembrar que agora é improvável que crianças e adultos consigam jogar ou praticar qualquer prática com os olhos fechados. por enquanto podemos tentar controlar todos os processos.

    Svetlana Royz, psicóloga infantil

    Svetlana Royz sugeriu vários igosp para aliviar o estresse em crianças

    «Se a criança está estressada, tocamos apenas as partes do corpo cobertas pelas roupas. Nossos toques – não superficial, não faça cócegas, mas passe um pouco. Uma criança pode pedir para repetir um determinado jogo muitas vezes. Isso significa que este jogo é o mais terapêutico para ela, – diz Svetlana Roiz.

    As crianças que crescem durante a guerra continuam a ser crianças. E nós – adultos  devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que a guerra não os prive da oportunidade de rir e brincar. Mostre-lhes o seu amor e apoio em todos os momentos – deixe os sorrisos brilharem nos rostos das crianças ucranianas!

    Lyubov Baziv. Kyiv 

    Fotos tiradas do Facebook de Svetlana Roiz

    www.ukrinform.ua

    Exit mobile version