Foto No hospital St. Panteleimon em Lviv, foi realizado o primeiro transplante de medula óssea. O paciente era residente da região de Ternopil com mieloma múltiplo.
O A Primeira Associação Médica de Lvov relatou isso no Facebook, relata Ukrinform.
«O primeiro transplante de medula óssea (TMO) no hospital de St. Panteleimon, da Primeira Associação Médica de Lvov, teve sucesso. Agora o paciente está em remissão, diz a mensagem.
O primeiro paciente transplantado com células-tronco foi Oleg Rogozhinsky, de Ternopil, de 57 anos. No ano passado, o homem começou a sentir dores nos ossos, leve fraqueza e perdeu peso perceptível. Os níveis de hemoglobina estavam baixos. Uma punção da medula óssea revelou então uma doença oncológica supergrave – mieloma múltiplo.
O mieloma múltiplo é uma doença maligna do sistema hematopoiético, na qual um número excessivo de células plasmáticas é formado na medula óssea; a proteína patológica destrói os ossos do corpo humano.
O tratamento consiste em vários estágios: quimioterapia para alcançar a remissão da doença, depois TMO.
Rogozhinsky fez cursos de química em Ternopil. Vim para Lviv para um transplante de medula óssea, porque o departamento de transplante de medula óssea estava funcionando aqui.
«Realizamos um transplante autólogo de medula óssea no paciente. Ou seja, eles transplantaram nele suas próprias células – não as de doadores. Primeiro pegamos suas próprias células de medula óssea, depois aplicamos altas doses de quimioterapia e infundimos essas células de volta nele. O objetivo do transplante autólogo para mieloma é manter a remissão mais longa possível”, disse Solomiya Glukhovskaya, chefe do departamento de hematologia.