Ícone do site infromoz.com

Por que os pés cheiram mal? 5 razões e maneiras de resolver o problema

Saúde Por que os pés cheiram mal? 5 razões e como resolver o problema É inofensivo? Descubra agora.

Você tira os sapatos e as meias depois de um longo dia, desejando dar um descanso às suas pernas cansadas. Até você sentir um gosto ruim que faz você se perguntar: Por que meus pés cheiram tão mal? Ninguém quer falar sobre odor nos pés, mas, honestamente, você não precisa ter vergonha disso. Além das axilas, seus pés correm maior risco de desenvolver um odor forte do que a maioria das outras partes do corpo.

Isso ocorre porque eles geralmente ficam cobertos por meias e sapatos, o que pode reter umidade e promover o crescimento de bactérias ou fungos, explica a dermatologista Emily Wood. A umidade (também conhecida como suor) é secretada pelas glândulas sudoríparas, das quais temos cerca de 250.000 em cada pé. No entanto, algumas coisas podem deixar seus pés especialmente úmidos. O MigNews lista alguns dos culpados mais comuns, bem como o que você pode fazer para controlar o odor rapidamente. Por que os pés cheiram mal: falta de higiene De acordo com a Harvard Health Publishing, ele se mistura com bactérias na pele, nas meias e nos sapatos, causando odor nos pés. você está atrasado em termos de higiene, explica o Dr. Wood. não:

Como tratar: Manter os pés limpos e secos pode trazer muitos benefícios. “Recomendo lavar os pés com água e sabão todos os dias, ou com mais frequência se você suar muito”, diz o Dr. Wood. O sabão antibacteriano ajudará a matar os germes que causam o odor. Se você estiver lidando com um odor forte, você também pode mergulhar os pés em um banho de sal de Epsom (adicione 1/2 xícara de sal) por 10 a 20 minutos para se livrar de bactérias mais sérias.

Causa do odor desagradável nos pés: infecções fúngicas

Tinea pedis (termo médico para “pé de atleta”) é uma infecção fúngica comum que pode afetar a pele dos pés, especialmente a pele entre os dedos. É caracterizada por pele escamosa e úmida, de cor amarela ou esverdeada, rachaduras dolorosas e odor desagradável. Embora qualquer pessoa possa ter uma infecção fúngica, a infecção é mais comum em pessoas com mais de 60 anos ou naquelas com condições médicas como diabetes e obesidade.

Sair da versão mobile